PARLAMENTO DE JOVENS 2021/2022

Image

Tudo começou na sessão escolar, onde 2 listas cada uma constituída por 10 jovens ativos e ambiciosos foram a eleições, ganhando a lista A com 75 votos (elegendo 7 deputados), perdendo a lista B com 42 votos (elegendo 3 deputados). Após as eleições, os deputados reuniram-se na sessão escolar para decidir quem iria representar a escola na sessão distrital, sendo escolhidos para deputados a deputada Maria Alhinho e Vítor Gonçalves e para suplente Tomás Senhor.
Na sessão distrital foi tudo uma novidade para os deputados, porém acabou por ter um bom desfecho, pois os deputados das outras escolas simpatizaram com o discurso da nossa escola. A sessão distrital decorreu no dia 29 de março no instituto IPDJ de Coimbra. Na parte da manhã decorreu a votação do projeto aprovado para debate e as várias comissões para serem apresentadas propostas de eliminação, aditamento e emenda. Na parte da tarde foram discutidas e votadas essas propostas para ser apresentado um projeto final do Círculo Eleitoral de Coimbra, e votadas as escolas que representariam o círculo eleitoral de Coimbra e respetivo porta-voz, na sessão nacional em Lisboa. Pois bem, esta votação acabou por correr bem à Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho que foi a escola mais votada e foi a que viu ser eleita a porta-voz Maria Alhinho, com o seu discurso motivante e simpatizante. As outras duas escolas eleitas para representar o círculo foi o Colégio de S. Teotónio e a Escola de Arganil.
A sessão nacional realizou-se nos dias 30 e 31 de maio em Lisboa na Assembleia da República. No primeiro dia os trabalhos começaram com a constituição de várias comissões. O Círculo Eleitoral de Coimbra ficou na segunda comissão com o Círculo Eleitoral de Aveiro, Braga, Açores, Vila Real e Bragança. Esta comissão aprovou um conjunto de 3 medidas que foram debatidas, tendo sido apresentadas propostas de eliminação, emenda e aditamento, para serem apresentadas no dia 31 no plenário. Nesta comissão também foram votadas as perguntas que seriam feitas aos deputados da Assembleia da República.
Para finalizar o último dia os deputados assistiram, na sala do senado, a uma sessão cultural, com a intervenção de uma orquestra que tocou vários temas de filmes.
No último dia da sessão nacional foram realizadas as perguntas aos deputados da Assembleia da República e, posteriormente, debatidas as 10 propostas para o projeto de recomendação final, já apresentado aos deputados da Assembleia da República.
Este projeto contribuiu para desenvolver medidas no âmbito do combate à desinformação e tenho a certeza que foi enriquecedor para todos os participantes.
A terminar a sessão nacional do parlamento dos Jovens, foi cantado o hino nacional por todos os deputados.

JSN Dona 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework