Carlos Portela galardoado com o Prémio Professor do Ano 2019

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho congratula publicamente o seu Professor de Física e Química, Carlos Portela, no momento em que é galardoado com o Prémio Professor do Ano 2019 pela Comissão Editorial da Casa das Ciências.

Ao distinguir o Professor de Física e Química, Carlos Portela, reconhece, assim, o seu trabalho docente na escola e na partilha das suas experiências com toda a comunidade docente. Carlos Portela é uma personalidade bem conhecida e muito influente na comunidade do ensino secundário das ciências em Portugal.

Deixamos aqui alguns testemunhos de quem conhece bem o seu trabalho.

Carlos Santos, Diretor da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho

“Quero começar por dizer que é para mim uma honra dirigir a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, enquanto escola que acolhe o Dr. Carlos Portela desde 1993, docente de comprovada excelência, hoje aqui reconhecida com esta honrosa distinção. (...)"

Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

“... o Carlos Portela, além de ser um extraordinário professor de Física, que muito contribuiu para que os alunos a considerem uma disciplina “fácil” e de que gostem, teve sempre na Escola um papel da maior relevância. (...)"

Ivone Vicente, Colega e Amiga

“(...) É um comunicador e um professor excelente que merece todas as nomeações que lhe possam ser feitas, como o melhor professor da Casa das Ciências. (...)"

Colega, Ana Maria Lima

“(...) Considero-o verdadeiramente um Professor e Homem de excelência!”.

Ana Isabel Bernardes Romeiro, Ex-aluna

"(...)O professor Carlos faz tudo parecer fácil, o que denota bem o grau de inteligência da pessoa sobre a qual estamos a falar. (...)"

Bruno Moura, Ex-aluno

"(...) Diretamente, o professor Portela ensinou-me Física e Química. Indiretamente, foi o exemplo de profissional que eu quero e imagino ser no futuro. (...)"

Raquel Pina, Ex-aluna

"O professor Portela representa tudo aquilo que na realidade devia ser o “professor”: alguém preocupado em transmitir o saber e o conhecimento de forma a que os alunos o entendam. (...)"

Inês Sebastião, Ex-aluna

"(...) Começo por destacar duas características que, a meu ver, são das mais importantes num professor: a sua genuína preocupação com os alunos e o enorme gosto pela profissão e, em particular, pela matéria que leciona com grande competência científica.(...)"

Simão Gaspar, Ex-aluno

"(...) Sempre disposto a ensinar da forma mais adequada possível, não se resignando nunca aos métodos mínimos, o professor sempre teve o apreço inteiro dos alunos.(...)"

Joana Rebola, Ex-aluna

"(...) A intensidade de uma radiação depende do seu número de fotões. O professor sempre disse que nós – alunos - lhe dávamos muita luz, sendo esta imensamente forte, e tendo, portanto, imensos fotões.(...)"

Nuno Gonçalves, Ex-aluno

"(...)Além das extraordinárias aulas de Física que tive o prazer de frequentar, um dos aspetos que mais me marcou, foi a dedicatória individual, no final do ano, que o Professor fez a todos os alunos da turma. Um ato nobre, singular e revelador da pessoa que é o Professor e da sua postura como Mestre.(...)"

António Costa, Ex-aluno

"(...) ... permitiu-nos, enquanto alunos do secundário, presenciar e participar em discussões sobre temáticas tão interessantes quanto o bosão de Higgs, descoberto no ano anterior, e inclusive simular, até certo ponto, o que seria a análise destes mesmos dados..(...)"

JSN Dona 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework