SESSÃO CIÊNCIA VIVA - ESCOLAS

Image

SESSÃO CIÊNCIA VIVA - ESCOLAS

Para assinalar os 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM) e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) organizam uma iniciativa que celebra a aproximação de diferentes culturas e a partilha de conhecimento.

A partir do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva através de uma emissão ao vivo, via internet, irá decorrer uma ação multimédia dedicada ao público Infantojuvenil que inclui, entre outros, atelieres pedagógicos e a apresentação de publicações, jogos didáticos e webisódios relacionados com a viagem comandada por Magalhães.

A ação irá decorrer num formato semelhante a um programa de televisão, com uma duração máxima de 2h30m, onde os diferentes momentos, atelieres pedagógicos e demais iniciativas planeadas, serão intercalados entre si durante o programa.

A emissão estará a cargo da Maria João Costa que, acompanhada pelo “Fernão de Magalhães” e pelo Mário Augusto, fará a ligação entre os diferentes momentos que decorrem em pontos diferentes do Pavilhão do Conhecimento.

O alinhamento irá integrar os seguintes momentos:

  • Sessão de Abertura
    • Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, e José Marques, Presidente da EMCFM, dão as boas-vindas e enquadram este evento nas comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.
  • Apresentação de série animada sobre Fernão de Magalhães em WEBisódios, de Mário Augusto
    • Mário Augusto apresenta-nos o primeiro de um conjunto de 30 episódios em suporte digital, dedicados a Fernão de Magalhães e à exposição que liderou, revelando curiosidades histórico-científicas sobre o itinerário da circum-navegação, os seus pontos altos e as maiores dificuldades.
  • A Cozinha é um Laboratório: Temperos & Especiarias
    • Raras e valiosas, as especiarias motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus. Mas será o seu sabor a única atração? Catarina Prista, investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA), dá-nos uma outra perspetiva sobre as especiarias e revela-nos os motivos pelos quais desempenharam um papel tão importante na preservação dos alimentos e na sobrevivência do Homem.
  • Diário de uma exploração científica: os Pinguins-de-Magalhães
    • Os pinguins-de-Magalhães mergulham e nidificam na costa da Patagónia, Argentina, Chile e nas ilhas Malvinas, e ganharam o seu nome em homenagem ao explorador que pela primeira vez os descreveu. O investigador Hugo Gímaro, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), fala-nos das particularidades desta espécie e as ameaça que colocam em causa a sua sobrevivência.
  • Apresentação do Jogo Didático Digital comemorativo dos 500 anos da viagem de circum-navegação
    • Desenvolvido pela Universidade de Aveiro, este é um jogo repleto de aventuras e desafios e que põe à prova o nível de conhecimentos numa interação através da expedição marítima que deu a volta ao mundo.
  • Apresentação da BD “A Viagem mais Longa”
    • João Ramalho-Santos e Miguel Jorge são os autores desta publicação, desenvolvida pela Ciência Viva em parceria com a Estrutura de Missão V Centenário de Fernão de Magalhães, e que nos dá conta da história, da ciência e das aventuras e desventuras daquela que foi a primeira grande volta ao Mundo.
  • Apresentação do projeto educativo “Miniveleiros”
    • Três pequenos veleiros não tripulados, equipados com GPS, serão personalizados e lançados ao mar a partir do Estreito de Magalhães, simbolizando as três naus que antes o atravessaram pela primeira vez (Victoria, Trinidad e Concepción). O objetivo é promover a literacia do oceano e a aproximação e interação entre jovens de diferentes culturas e pontos geográficos, alimentando o legado da expedição de Magalhães.
JSN Dona 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework