PROJETO 2024-1-PT01-KA122-VET : "CONSTRUIR O FUTURO, ELEVANDO COMPETÊNCIAS"

ÂMBITO DO PROJETO

O Programa de Mobilidade Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia que visa oferecer oportunidades de aprendizagem aos indivíduos para que possam melhorar as suas competências e aumentar a sua empregabilidade.
O objetivo geral do Programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
 O Projeto aprovado assegura a mobilidades de alunos, professores e acompanhantes no estrangeiro, para a realização de atividades de aprendizagem, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e atividades de job shadowing, em países europeus. Será executado ao longo de 18 meses, com início a 01/06/2024 e conclusão a 30/11/2025.

OBJETIVOS GERAIS

KA122-VET: SHORT-TERM PROJECTS FOR MOBILITY OF LEARNERS AND STAFF IN VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING
A candidatura KA122 Erasmus+ VET é uma excelente oportunidade para os alunos e professores do Curso Profissional de Informática - Sistemas.
Neste âmbito, identificaram-se as principais necessidades/desafios:
  • Potenciar a capacitações digital dos docentes para responderem aos novos desafios que hoje se colocam no mundo educativo;
  • Desenvolver novas competências no domínio das TIC, nomeadamente na área da Programação;
  • Envolver os alunos no processo ensino/aprendizagem, tornando‐os corresponsáveis pela qualidade do seu próprio sucesso;
  • Envolver todos os agentes da comunidade no processo de ensino‐aprendizagem;
  • Maior envolvimento das empresas no processo de ensino‐aprendizagem e na qualidade da oferta de Formação em Contexto de Trabalho (FCT);
  • Valorização, promoção e divulgação das atividades e projetos desenvolvidos na escola;
  • Melhorar os resultados académicos e a avaliação das aprendizagens;
  • Manter a taxa de conclusão (100%) no Curso Profissional;
  • Melhorar a oferta educativa e o reconhecimento pela comunidade;
  • Aprofundar o relacionamento com os stakeholders externos melhorando o planeamento, articulação e colaboração;
  • Garantir uma FCT de qualidade para todos os alunos;
  • Melhorar o grau de empregabilidade dos alunos pelo tecido empresarial envolvente;
  • Melhorar a organização da autoavaliação, acompanhamento e monitorização, divulgação e reflexão sobre os resultados;
  • Elevar o reconhecimento, por parte da comunidade local, da escola, como uma instituição de ensino inclusiva e socialmente interventiva;
  • Envolver os alunos em clubes e em projetos nacionais e internacionais, potenciadores de aprendizagem.
A certificação de qualidade do Curso Profissional, abre novos horizontes aos alunos que o concluem, no estrangeiro.
Dados os constrangimentos diagnosticados, em garantir uma FCT de qualidade para todos os alunos, sobretudo pelo número reduzido de empresas da área de Informática no concelho, este programa permitirá aos participantes o contacto com outras realidades socioeconómicas e culturais e desafiar a procura de percursos alternativos para um futuro profissional.
O Projeto Educativo da escola estabelece um conjunto de "Princípios - A escola que queremos/uma escola ativa" e "Metas EQAVET" que visam atingir um conjunto de finalidades, proporcionando um ensino e aprendizagem com recurso a metodologias ativas e às novas Tecnologias de Informação, desenvolvendo o espírito de autonomia e de responsabilidade.
Outro objetivo desta iniciativa é consiste em adquirir experiências de aprendizagem internacionais e enriquecedoras em instituições de ensino ou empresas de outros países europeus, promovendo a aquisição de novas competências, conhecimentos e habilidades em contextos diferentes.
Com este projeto Erasmus+, a escola pretende melhorar a sua qualidade, melhorar a sua cultura de partilha, de colaboração e espírito de cidadania e a conceção e implementação de projetos. Pretende-se assim construir práticas que sejam um incentivo constante a um crescimento da qualidade educativa, assentes na adequação de métodos pedagógicos e numa atuação responsável e dedicada.
A concretização deste projeto é um incentivo e estímulo no papel preponderante da minimização e superação das necessidades diagnosticadas, contribuindo no seu todo para a melhoria da oferta do Curso Profissional.

MOBILIDADE DE ALUNOS (SHORT-TERM LEARNING MOBILITY OF VET LEARNERS) – JAN/ABR 2025

CONDIÇÕES DE ACESSO
Artigo 5.º
Condições de acesso ao Projeto

Após publicação do processo de candidatura, são elegíveis à participação no Projeto os formandos que reunirem um conjunto de condições que a seguir se enumeram:
  1. Ser aluno do 2.º ou 3.º ano;
  2. Não ter no seu registo medidas disciplinares sancionatórias (repreensões registadas e suspensões);
  3. Apresentar no máximo até 2 módulos em atraso;
  4. Preencher o formulário de inscrição dentro do prazo estipulado para esse efeito;
  5. Entregar toda a documentação necessária à mobilidade, a saber: currículo CV Europass em inglês, Cartão de Cidadão nacional ou Passaporte válidos, Autorização de Residência para cidadão estrageiro, Cartão Europeu de Seguro de Doença, Autorização de Saída de Menor do Território Nacional, devidamente assinada pelo pai e pela mãe e com assinaturas reconhecidas presencialmente pelo notário e uma fotografia digital do tipo passe, dentro do prazo estipulado para esse efeito.
Image
Image
Image
Image
JSN Dona 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework