Horários 2017/2018

Consulta aqui o teu horário.

Calendário de Testes 17/18

Para consultar o calendário de testes e outros eventos agendados, acede através do portal Inovar, com as credenciais próprias.


Atendimento EE (3º Ciclo)

7A -
7B -
7C-
7D -
7E -
7F -
8A -
8B -
8C -
8D -
8E -
9A -
9B -
9C -
9D -
9E -

Atendimento EE (10ºAno)

10A -
10B -
10C -
10D -
10E -
10F -
10G -
10H-

Atendimento EE (11ºAno)

11A -
11B -
11C-
11D -
11E -
11F -
11G-
11H -
11I -

Atendimento EE (12ºAno)

12A -
12B -
12C -
12D-
12E-
12F -
12G -
12H -
12I -

Estatuto do Aluno

Informação à Comunidade Educativa

Informa-se toda a comunidade educativa de que foi publicada, no Diário da República, a Lei 51/2012 de 5 de setembro, que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, revogando a Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro.

Reg. dos Cursos Profissionais

Regulamento dos Cursos Profissionais v. 2013

Foi aprovada a nova redação do Regulamento dos Cursos Profissionais no Conselho Pedagógico de 10 de setembro, cujo conteúdo é o seguinte, para o qual se chama a atenção às alterações introduzidas.

Regulamento CP 2013

 

Basquete Feminino da Joaquim de Carvalho em Itália

Após a conquista do Campeonato Regional e posterior obtenção do 2º lugar no Campeonato Nacional, a equipa feminina de juvenis do Desporto Escolar de basquetebol, constituída ao abrigo de um protocolo entre o Agrupamento de Escolas Figueira Norte, onde funciona, e a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, representou Portugal nos “69º Jogos da FISEC - 2017”, de 2 a 8 de julho de 2017, em Lignano-Bibbione, Itália. Da equipa faziam parte as alunas da Joaquim de Carvalho Ana Beatriz Ferrão,11ºC, Beatriz Barbosa, 10ºB, Catarina Araújo, 9º E, Maria Leonor Mendes, 10ºA, Mariana Figueiredo, 9º E, Marta Simões, 11º A, e Sara Maligno, 10º E.
É este um exemplo de boa e salutar cooperação entre escolas. Parabéns às alunas das duas escolas!

 

Xavier Rato soma títulos em atletismo

Xavier Rato, aluno do 12º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, classificou-se em 3º lugar, 100 metros, no Campeonato Nacional de Juniores (Ar Livre) de Atletismo, que se realizou no passado fim de semana, 8 e 9 de julho, no Estádio Municipal da Marinha Grande. Xavier Rato, com a marca de 10, 97 segundos, em representação do Clube Gira Sol, volta, deste modo, a subir ao pódio do atletismo nacional.
Na mesma competição, o ex-aluno desta escola, Nelson Pinto, em representação do Sporting Clube de Portugal, também subiu ao pódio no segundo lugar de salto em altura, ultrapassando a fasquia a 2.01m, e sagou-se assim vice-campeão nacional em salto em altura.

 

MATRÍCULAS 2017/2018

Dia 03/07 (de manhã) – Ratificação das matrículas do 9º para o 10º ano (exceto os
alunos cuja aprovação dependa do resultado das Provas Finais de Português e Matemática) e do 11º para o 12º ano.

Dia 03/07 (de tarde) – Ratificação das renovações das matrículas dos alunos dos 7º, 8º e 10º anos

Dia 04/07 (de manhã) –Matrículas e renovações de matrícula dos casos que tenham ficado pendentes.


MANUAIS ESCOLARES ADOTADOS - 2017/2018

Informa-se a comunidade escolar da lista de manuais escolaresadotados para o próximo ano letivo de 2017/2018.

Listagem dos Manuais Escolares


Equamat e MAT12

Nos dias 9 e 10 de Maio, 62 alunos, 30 do 3º ciclo e 32 do secundário deslocaram-se à Universidade de Aveiro a fim de participar nas provas Equamat e Mat12, inseridas nas Competições Nacionais de Ciência, promovidas pela Universidade.

A forma entusiástica como participaram nas provas, bem como os bons resultados alcançados, mostram bem a importância de iniciativas como esta na promoção do gosto pela matemática e da ciência em geral.
Na competição deste ano a escola alcançou, a nível nacional, o 39º lugar na prova Equamat e o 5º lugar na prova MAT12.

Parabéns aos participantes!!

 

Campeonato Nacional - Jogos Matemáticos 2017

No dia 24 de Março decorreu o XIII Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos no Pavilhão Multiusos de Guimarães, com cerca de 1500 participantes.
Despertar o gosto pela Matemática desenvolvendo a rapidez de raciocínio e a capacidade de criar estratégias, é o objectivo principal destes Jogos.
Neste evento participaram, em representação da Escola:
No 3º ciclo: Diana Simões, Filipe Gomes e Isabel Sousa do 9ºC, que concorreram nos jogos PRODUTO, AVANÇO e RASTROS, tendo a aluna Isabel Sousa alcançado o 10º lugar nacional.
No ensino secundário: André Ladeiro do 10ºA, Diogo Belchior do 11ºF e Gonçalo Silva do 10ºA, que concorreram nos jogos FLUME, AVANÇO e PRODUTO.

PARABÉNS AOS CONCORRENTES !!!!

 

Joaquim de Carvalho no Corta-Mato de São Julião

A Escola Joaquim de Carvalho voltou a marcar presença, no dia 11 de janeiro, no já tradicional Corta-Mato Escolar de São Julião, competição escolar organizada pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião com o apoio da Câmara Municipal.
Este evento desportivo que concentrou 350 alunos de vários estabelecimentos de ensino do concelho da Figueira da Foz, deu alegria e cor ao Parque das Abadias numa manhã banhada pelo sol.
Foram seis as provas que disputaram os 120 alunos da Escola inscritos, de acordo com os diferentes escalões etários. A Escola subiu ao pódio oito vezes, nos respetivos escalões, com:
- 1º lugar – Três premiados - Catarina Araújo, Matilde Sousa e Pedro Santos.
- 2º Lugar – Uma premiada - Ana Margarida Torres.
- 3º Lugar – Quatro premiados - Inês Marques, Henrique Sousa, Beatriz Barbosa e Ricardo Alves.

[Ver Galeria] Fotografias de Carlos Furtado
De salientar que todos os alunos participantes tiveram uma prestação ética e desportiva irrepreensível, representando a escola ao mais alto nível.


MANUAIS ESCOLARES ADOTADOS - 2016/2017

Informa-se a comunidade escolar da lista de manuais escolaresadotados para o próximo ano letivo de 2016/2017.

Listagem dos Manuais Escolares


ESCLARECIMENTOS SOBRE EXAMES NACIONAIS DO 11º E 12º ANOS E PROVAS FINAIS DO 9º ANO

LAN Party - Couter Strike

Sexta, 3 de junho, a partir das 9h
Sábado, 4 de junho, a partir das 10h
NO BAR DA ESCOLA

Inscrições até dia 2 de Junho AQUI ou junto da D. Lúcia (hall de entrada)

 

Visita de estudo à Veralia - 12º ano

O programa de Química de 12º ano, propõe a organização de uma visita de estudo a uma instalação industrial relacionada com polímeros, vidros ou cristais. Juntando o útil ao agradável, os alunos colocaram mãos à obra e contataram uma fábrica local de produção de vidro, a Verallia, situada na Fontela, Figueira da Foz, para a concretização deste projeto.

Assim, no passado dia 2 de maio realizou-se a visita de estudo dos alunos de química da turma 12º D, a esta indústria.

Primeiramente, foi realizada uma palestra que permitiu tomar conhecimento da história da empresa e onde foi explicado detalhadamente todo o processo de produção e fabricação do vidro.

Após os alunos estarem devidamente equipados, iniciou-se a visita ao interior da fábrica. Mesmo com um barulho ensurdecedor e um calor intenso tornaram-se claras todas as explicações que foram dadas pelos técnicos. O processo de fabricação do vidro é bastante rápido ainda que seja um pouco complexo, mas toda a turma teve oportunidade de colocar as suas questões para clarificar este processo.

A turma foi muito bem recebida pela equipa dos recursos humanos da fábrica, à qual agradecem toda a disponibilidade demonstrada.

Em suma, esta experiência foi considerada bastante enriquecedora e interessante, tendo favorecido a aquisição de novos conhecimentos acerca dos processos industriais de fabricação do vidro.
Obrigada, Verallia!

Catarina Moura, Inês Falcão, Inês Silva, Margarida Susana ( Alunas 12º D)

 

Instrumentos musicais elaborados pelos alunos do 8º ano

No âmbito da disciplina de Físico-Química, foram elaborados pelos alunos do 8º ano, diversos instrumentos musicais originais.

Esta iniciativa foi tomada com o objetivo de incentivar os alunos ao estudo da nova unidade, ou seja, o som, possibilitando-os de compreenderem como se produz e propaga o som, bem como a classificação dos instrumentos. Para construírem os seus instrumentos, os alunos utilizaram: madeira, plástico, vidro, cartão, papel, cartolina, telas, metal (caricas e embalagens), entre outros materiais. Isto é, muitos materiais reciclados, introduzindo conceitos básicos de civismo, que abordam os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Desta forma, os alunos ficaram motivados, curiosos e orgulhosos com os seus trabalhos finais, expostos na escola.
Esta foi uma maneira divertida e criativa de aprender.

Madalena Alves e Mariana Rodrigues, 8º B

 

Educar para a Saúde através da… ARTE

No âmbito do projeto/turma de Educação para a Saúde e Educação Sexual, o professor Rui Fonseca desenvolveu com os alunos do 10º ano de Artes da turma H, trabalhos que se encontram expostos no átrio da escola. As obras desenvolveram-se no âmbito da disciplina de Desenho A e a área de exploração, foi a Banda Desenhada.

O trabalho criativo destes jovens resulta do olhar atento sobre a realidade e, através de técnicas e sensibilidade artística, contribuiem para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Violência em meio escolar, Comportamentos de risco, Prevenção e consumo de substâncias psicoactivas, Educação sexual e infeções sexualmente transmissíveis (IST) e Saúde mental, foram alguns dos temas abordados pelos alunos. A ideia central do trabalho teve como objetivo, provar a hipótese de que para melhor se trabalhar a Educação Sexual na escola se pode apelar à criatividade e que esta pode ser um veículo, não só de informação, mas também de formação e prevenção de comportamentos. O trabalho de pesquisa e reflexão que antecede a obra pressupõe uma busca de sentido por parte do jovem autor.

 

T-shirt da ESJCFF

Veste a camisola da tua Escola

Com o propósito de reforçar o espírito de coesão da Escola e de permitir uma mais fácil identificação de membros da instituição em representações oficiais, vem, de novo, a Escola disponibilizar a toda a comunidade a possibilidade de adquirir uma tshirt com o seu logotipo.

Deste modo, e com o objetivo de podermos dar resposta atempada a todos os que manifestarem interesse em adquirir este artigo, solicitamos que façam uma reserva de produto (alunos junto do respetivo Dt; restantes na papelaria), até ao próximo dia 19 de fevereiro. O pagamento será efetuado no momento da entrega, na papelaria da Escola.

 

Basquetebol – Desporto Escolar

Na passada quarta-feira, dia 27 de janeiro, a equipa de basquetebol da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou na 1ª jornada do campeonato distrital de iniciados (masc.) do Desporto Escolar, deslocando-se para o efeito à Escola Infante D. Pedro, acompanhada pelo professor Nuno Mendes.
No primeiro jogo, disputado com a equipa da Escola Básica nº 2 de S. Silvestre, Coimbra, os alunos da Escola Dr. Joaquim de Carvalho conseguiram uma vitória bastante confortável. O segundo jogo não teve o mesmo desfecho, tendo a Escola Dr. Joaquim de Carvalho perdido pela margem mínima (1 ponto). Os alunos da Escola manifestaram um excelente desempenho e um comportamento exemplar.

Em cima, da esquerda para a direita: José Ramos (9º B); André Fernandes (9º B); Gabriel Israel (8º B); André Rosa (9ºC); Lucas Lemos (8ºD); Francisco Bento (8º D); Pedro Grilo (8º A).
Em baixo, da esquerda para a direita: João Marques (7º E), Ricardo Cavaleiro (9º B), Tomás Silva (8º C); Gonçalo Empis (8º D).

A segunda jornada realizar-se-á em Coimbra, a vinte e quatro de fevereiro, e a jornada final no dia 2 de março, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, das 14:30h às 17:00 horas.

 

Torneio de Pista Coberta em Pombal

Realizou-se, no passado dia 13 de janeiro, integrado na competição do Desporto Escolar - Atletismo, mais um Torneio de Pista Coberta em Pombal, no qual uma vez mais os nossos alunos do grupo de equipa atletismo, acompanhados pelo Prof. José Martins, marcaram presença.

Neste evento desportivo, que teve lugar na Pista Coberta de Atletismo utilizada nos Campeonatos da Europa de 2004, em Pombal, participaram uma dezena de escolas do distrito de Coimbra. Este encontro teve como objetivo estabelecer um intercâmbio desportivo entre as escolas, permitindo aos alunos colocarem à prova as suas capacidades nas diferentes disciplinas que compõem esta competição de Atletismo, entre elas, a corrida de velocidade (60m), meio-fundo (800 m), lançamento do peso, salto em comprimento e salto em altura.

Na corrida de velocidade (60m) no escalão Juvenis masculinos, os alunos Xavier Rato e Vando Fonseca obtiveram oe o lugar respetivamente. Já no escalão Infantis B Masculinos, o Rodrigo Figueiredo, na corrida de velocidade (60m), conseguiu o lugar e, no salto em comprimento, obteve o lugar. Nesta mesma disciplina (salto em comprimento), a Ana Pinto atingiu o posto no escalão iniciado feminino e o Francisco Amorim o lugar no escalão juvenis masculinos.

Na disciplina de meio-fundo (800 m) a Matilde Sousa arrecadou o posto no escalão de juvenis feminino e o João Nascimento e o Francisco Amorim o e o lugares no escalão de juvenis masculinos.

No salto em altura no escalão Infantis B masculino, o Rodrigo Figueiredo terminou a prova na posição, no escalão Iniciados Feminino, a Ana Pinto consegui o lugar e o Francisco Amorim, no escalão Juvenis Masculino, arrecadou o posto.

Ainda nesta modalidade, e no escalão de juniores, o aluno Nelson Pinto bateu o seu recorde pessoal de salto em altura (1,96 m), tendo conseguido alcançar os dois metros.

Perante estes resultados, e todo o comportamento ético e desportivo demonstrado pela nosso grupo, teremos que dar os parabéns a todos e enaltecer o empenho e entusiasmo demonstrado em todas provas, culminado em excelentes resultados individuais e coletivos.

O coordenador do Desporto Escolar
José Martins

 

Joaquim de Carvalho no Corta-Mato de São Julião

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho voltou a marcar presença, no dia 20 de janeiro, no já tradicional Corta-Mato Escolar de São Julião, competição escolar organizada pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião com o apoio da Câmara Municipal.

Este evento desportivo que concentrou 350 alunos de vários estabelecimentos de ensino do concelho da Figueira da Foz, deu alegria e cor ao Parque das Abadias numa manhã em que a chuva resolveu ir “correr” para outro lugar.

Foram seis, as provas que disputaram os 134 alunos da Escola inscritos, de acordo com os diferentes escalões etários, nas quais subiram ao pódio com as seguintes classificações:
Infantis B masculinos: 1º lugar - Rui Cunha, 2º lugar Henrique Sousa
Iniciados femininos: 2º lugar - Catarina Araújo
Iniciados masculinos: 3º lugar - Pedro Jesus
Juvenis femininos: 1º lugar - Joana Rodrigues, 2º lugar Matilde Sousa

 

Infantis B masculinos: 1º lugar - Rui Cunha, 2º lugar Henrique Sousa e Profª Júlia Seiça, Coordenadora dos Clubes e Projetos da Escola
Juvenis femininos: 1º lugar - Joana Rodrigues, 2º lugar Matilde Sousa

[Fotografias de Carlos Furtado]

Os alunos da Escola, bem como os restantes, evidenciaram gosto pela atividade desportiva aliada ao saber estar, traduzida numa sã convivência entre todos os participantes.


BOLSAS DE MÉRITO - 1ª Prestação

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 1ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários.

Listagem de Alunos


BOLSAS DE MÉRITO - 2015/2016

Informa-se a comunidade educativa da listagem dos alunos admitidos à Bolsa de Mérito.

Listagem de Alunos

 


Joaquim de Carvalho oferece desportos de mar e rio
Centro de Formação Desportiva - Experiências de surf/bodyboard e vela

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, em parceria com a Associação de Bodyboard da Foz do Mondego (ABFM), o Clube Náutico da Figueira da Foz e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, constitui-se, no âmbito do programa de Desporto Escolar como Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, com as modalidades de surf/bodyboard e vela.

Fotos de Carlos Furtado

No seguimento de protocolos celebrados, para este fim, com Agrupamentos / Escolas do concelho, pretende a Escola, com esta iniciativa, proporcionar um primeiro contacto com estas modalidades a um número alargado de alunos da Figueira da Foz.

A atividade, sem caráter regular, desenrola-se às quartas-feiras, das 14.45h às 17.30h, na Praia de S. Pedro (surf/bodyboard) e na marina de recreio (Vela), sendo o transporte assegurado pelo autocarro da Câmara Municipal.

Foram já cerca de 100 os alunos que puderam experimentar as modalidades de surf, bodyboard e stand up paddle às quartas-feiras na praia de S. Pedro. Relativamente à vela, o início das atividades acontece esta quarta-feira na marina de recreio com cerca de 20 alunos.

Os professores/monitores destas atividades são, no surf/bodyboard, o Prof. Carlos Belo e o Prof. Paulo Simões e, na vela, o Prof. Carlos Furtado.


CLUBES E PROJETOS
Abertas as Inscrições


AVALIAÇÕES INTERCALARES
Consultas Alunos/Encarregados de Educação

As Informações Intercalares estarão disponíveis para consulta dos Encarregados de Educação a partir do dia 07 de novembro, através da plataforma inovar alunos.

 


BOLSAS DE MÉRITO
Alunos Subsidiados do Ensino Secundário

Os alunos SUBSIDIADOS que no ano letivo anterior (2014/2015) obtiveram no 9º ano, nível 4 (sem arredondamento), ou no 10º ou 11º ano, média de 14 valores (sem arredondamento), com a aprovação em todas as disciplinas, podem candidatar-se até ao dia 15 de outubro à atribuição de BOLSA DE MÉRITO. Para mais informações devem dirigir-se aos Serviços Administrativos desta Escola.

AVISO - BOLSAS DE MÉRITO


MANUAIS ESCOLARES ADOTADOS - 2015/2016

Informa-se a comunidade escolar da lista de manuais escolaresadotados para o próximo ano letivo de 2015/2016.

Listagem dos Manuais Escolares


PESES - Nova Imagem

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL tem novo logotipo e novos pictogramas identificadores das áreas de intervenção.

A prova de que a escola é um verdadeiro espaço de interacção e partilha de saberes resultou no novo logotipo do projecto PESES e nos quatro pictogramas identificadores de cada área de intervenção. Foi lançado o desafio aos alunos do 12º I, na disciplina de Design Comunicação e Audiovisuais, orientados pela professora Adélia Batata. Dando asas à criatividade e empenho, todos os jovens criadores apresentaram os seus projetos. O júri constituído pelos professores que constituem a equipa de trabalho do PESES selecionaram os seguintes trabalhos:

- Logotipo do projecto PESES – do aluno Jorge Oliveira, nº 10, 12º I

- Pictogramas identificadores das áreas de intervenção do PESES – da aluna Fabiana Gil nº 7, 12º I

Fica o agradecimento ao empenho e dedicação dos alunos e professora que trabalharam neste projeto ao longo do ano letivo.

 

Mensagens do diretor aos alunos

BOLSAS DE MÉRITO - 3ª prestação

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 3ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários mencionados.

Listagem de Alunos


Desporto Escolar - Campeonato Nacional de Atletismo

Nelson Pinto salta para o 1º lugar do pódio com 1,95 m

No Campeonato Nacional de Atletismo, em Lisboa, no âmbito do Desporto Escolar, o aluno Nelson Pinto do 11º ano conquistou o 1º lugar, no escalão de juvenis, com um salto em altura de 1,95m.


Renovação de Matrícula para o Ano Letivo 2015/2016

Informa-se a comunidade escolar dos procedimentos a ter em conta, relativamente ao processo de matrícula e renovação de matrícula para o ano letivo 2015/2016, do ensino básico e secundário.

Segue-se a informação necessária:

Requisitos para a renovação de Matrícula

Despacho Normativo nº 7-B/2015 (revoga o Despacho n º 5048-B/2013)


Joaquim de Carvalho Volta a Subir ao Pódio

Campeonato Regional de Atletismo

No passado dia 1 de maio, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou no Campeonato Regional de Atletismo, no Centro de Estágios do Luso, Mealhada, competição integrada nas atividades do Desporto Escolar. Deslocaram-se ao Luso 5 alunos, elementos do Clube de Desporto Escolar, da modalidade de atletismo, acompanhados pelo Professor Filipe Matos, tendo trazido três 1º lugares para a Escola.

Na prova de salto em altura, juvenis masculinos, Nelson Pinto, aluno do 11º ano, conquistou o 1º lugar, tendo batido o seu record pessoal; na prova de estafetas de 4 x 100m, da seleção de Coimbra, os alunos Vando Fresco, aluno do 9º ano, e Nelson Pinto alcançaram também o 1º lugar, cada um na respetiva estafeta.
Em tempo de celebração do dia do trabalhador, é de louvar o bom desempenho físico destes atletas, que só com muito empenho e trabalho conseguem alcançar estas marcas.


Escolíadas 2015 – Joaquim de Carvalho na Final

A nossa Escola, em fevereiro de 2015, decidiu participar na 26ª edição do concurso interescolas Escolíadas 2015.

Fruto de uma forte determinação e de um trabalho diário de empenho e dedicação, a Prof.ª Adélia Batata, que se disponibilizou para abraçar e liderar este projeto, soube entusiasmar uma equipa constituída por 22 elementos, quatro professores e dezoito alunos do ensino secundário, de diversos cursos, e uma claque, composta por alunos do terceiro ciclo e secundário, capazes de montar uma coreografia dinâmica.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Para levar este projeto a bom porto, contou com a colaboração próxima de vários professores, que prontamente se envolveram no projeto e que nele acreditaram, trabalhando com empenho. Foram eles o Prof. Rui Feteira, que orientou a prova de teatro, em que participou a Prof.ª Margarida Bessone. Para esta prova contou também com a colaboração da Prof.ª Graça Alves. A supervisão da claque ficou a cargo do Prof. Carlos Belo e da Prof.ª Susana Baptista. A prova de música e dança também foi orientada pela Prof.ª Adélia Batata. Por fim, a prova de artes plásticas foi idealizada pela Prof.ª Adélia Batata, que a realizou durante o espetáculo, em colaboração com a aluna Patrícia Cabete do curso de Artes Visuais. A caracterização das personagens do teatro e dos elementos da claque ficou a cargo dos alunos David Pedrosa e Carolina Pereira e da Profª Susana Baptista. De salientar, também, o envolvimento de muitos outros colaboradores, Prof. Francisco Moço, Prof. Paulo Plácido, vários Assistentes Operacionais, nomeadamente, Sr. Carlos Dinis. Contámos também com a parceria artística do Conservatório Maestro David de Sousa, nas pessoas do Professor Nuno Bettencour e da Prof.ª Katy, e do cabeleireiro Rubenyvan, que pronta e graciosamente se disponibilizou a “despentear” os nossos concorrentes. Destacamos, também, os alunos Jorge Oliveira, André Varela e Gabriel Castro do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, que além de fazerem a cobertura de todo o evento, criaram uma animação virtual para a prova de música e dança.

Inspirados pelas palavras de Fernando Pessoa, que lembra que sem loucura o homem não passa de “uma besta sadia”, de um “cadáver adiado que procria”, e que, tal como D. Sebastião, o homem deve ser “Louco, sim, louco”, e querer “grandeza qual a Sorte a não dá”, elegemos para tema da nossa Escola a LOUCURA! Foi este o tema que subordinou todas as provas, elegante e energicamnte apresentadas pela aluna Madalena Trincão do 12º ano.

Concluída a primeira etapa, e, apesar de termos começado tardiamente, pelo que o tempo de preparação foi diminuto, passámos à segunda fase, à final, onde estaremos ainda mais animados e com mais determinação, para o que solicitamos, desde já, a colaboração de toda a comunidade, na preparação para as provas e na presença no espetáculo de dia 22 de maio.

EQUIPA

 

Prof./Aluno

Nome

Turma

Prova

1.

Professora

Adélia Batata

 

Artes Plásticas

2.

Aluno

Patrícia Cabete

12º G

Artes Plásticas

3.

Aluno

Miguel Duarte

11º D

Cultura Geral/ Música

4.

Aluno

Guilherme Ferreira

11º D

Cultura Geral/ Música

5.

Professora

Margarida Coutinho

 

Teatro

6.

Aluno

Sofia Barros

12º G

Teatro

7.

Aluno

Luzia Rocha

10º H

Teatro

8.

Aluno

Lina Rodrigues

10º H

Teatro

9.

Aluno

Tatiana Sousa

10º H

Teatro

10.

Aluno

Ana Beatriz Almeida

10º H

Teatro

11.

Professor

António Rui Feteira

 

Teatro

12.

Aluno

Mafalda Pedrosa

11º F

Dança

13

Aluno

Ana Rita Silva

12º G

Música

14.

Aluno

Joana Soares

11º D

Música

15.

Aluno

Patrícia Russo

11º A

Música

16.

Aluno

Nuno Oliveira

11º D

Música

17.

Aluno

Diogo Martinho

11º D

Música

18.

Aluno

Mariana Martins

12º D

Dança

19.

Aluno

Catarina Jordão

11º F

Dança

20.

Aluno

Ana Isabel Romeiro

12º D

Cultura Geral

21.

Aluna

Diana Santos

11º D

Cultura Geral

22.

Professora

Susana Baptista

 

Claque


CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Integrado na “Escola em Movimento” 2015, o Departamento de Ciências Naturais promove um concurso de fotografia subordinado ao tema,

 

"BIOGEO-FOTO – Natureza viva e geológica"

REGULAMENTO


Joaquim de Carvalho sobe ao pódio no Mega Sprinter em Coimbra

Xavier Rato conquista 1º lugar na prova dos 60 m.
Matilde Sousa conquista 3º lugar na prova Mega Km.

Nelson Pinto conquista 3º lugar na prova Mega Salto.

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou, no passado dia 18 de março, na 11ª edição do Mega Sprinter, no Estádio da Cidade de Coimbra, competição integrada nas atividades do Desporto Escolar.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Deslocaram-se a Coimbra 8 alunos, 4 rapazes e 4 raparigas, elementos do Clube de Desporto Escolar, da modalidade de atletismo, acompanhados pelo Professor André Pereira. Participaram, entre cerca de 1200 alunos de todo o distrito de Coimbra, em todas as modalidades em competição, Mega Sprinter, Mega Salto, Mega Lançamento e Mega Km, tendo trazido três medalhas para a Escola.

Na prova de Mega Sprinter, 60m velocidade, no escalão de juvenis, Xavier Rato, aluno do 10º ano, conquistou o 1º lugar, sagrando-se campeão distrital.

Na prova de Mega salto, no escalão de juvenis, Nelson Pinto, aluno do 11º ano, conquistou o 3º lugar.

Na prova de Mega km, Matilde Sousa, aluna do 9º ano, alcançou o 3º lugar no escalão de iniciados femininos. Sendo de louvar os bons resultados alcançados, é de relevar o empenhamento dos alunos nas atividades desportivas, que tanta importância têm na formação integral do indivíduo.

 

Dia 20 de março de 2015 - Eclipse parcial do sol

Prevenção de efeitos de observação do eclipse do Sol

Ocorre no dia 20 de março de 2015 um eclipse total do sol, visível parcialmente em Portugal. Está previsto que a duração do eclipse ocorra das 8h às 10h, atingindo o pico máximo cerca das 9h. As percentagens de área solar coberta variam de distrito para distrito (62% a 74%), bem como os instantes em que o eclipse se inicia, termina e atinge o seu máximo. Este fenómeno desperta naturalmente a curiosidade das nossas crianças e jovens e presta-se a ser discutido no contexto de sala de aula, designadamente no que se refere à sua explicação científica.

Contudo, há que alertar também os alunos para os perigos da observação deste fenómeno se não forem efetuadas as necessárias precauções. A observação do Sol requer procedimentos de segurança corretos que a não serem observados terão como consequência graves riscos para a visão humana, e, no limite, a cegueira... (consulta o documento a seguir):

DGE - Prevenção de efeitos de observação do eclipse do Sol

 

Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital - Coimbra

O Concurso Nacional de Leitura constitui o maior evento de promoção da leitura entre os adolescentes portugueses, envolvendo escolas e bibliotecas municipais de todo o país e é anualmente coordenado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Cabendo a Direção-Geral a seleção das Bibliotecas Municipais organizadoras da segunda fase do Concurso Nacional de Leitura. Assim, foi proposto pela DGLAB que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através da Biblioteca Municipal Afonso Duarte acolhesse a referida prova. Por questões de agendamento a prova distrital de Coimbra realizar-se-á dia 28 de abril de 2015, entre as 13h00 e as 17h30.
Informamos que as obras selecionadas para a presente fase são as seguintes:
3º Ciclo: "O rapaz de pijama às riscas" de John Boyne.
Secundário: "Somos todos um bocado ciganos" de Manuel Jorge Marmelo.
Ao longo do mês de março iremos enviar as Normas de Participação e o Programa.


PET - Preliminary English Test for Schools 2014/2015

No ano letivo 2014-2015 será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com caráter obrigatório, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge.

Despacho nº 15747-A/2014

REGULAMENTO DE APLICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO PRELIMINARY ENGLISH TEST FOR SCHOOLS PORTUGAL (PET)


BOLSAS DE MÉRITO - 2ª prestação

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 2ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários mencionados.

Listagem de Alunos


Concurso Literário "FARPÍADAS"

 

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz realiza o concurso literário “Farpíadas”, que tem por objetivo homenagear o grande vulto da cultura portuguesa que foi Ramalho Ortigão, no primeiro centenário da sua morte – 27 de setembro de 2015.

Regulamento

Cartaz


CLUBE DE TEATRO - Inscrições

Estão abertas as inscrições para o Clube de Teatro. Os alunos interessados deverão pedir a ficha de inscrição na Biblioteca Escolar, junto da Sra. Anabela, e entregá-la no mesmo local, devidamente assinada pelo Encarregado de Educação. O primeiro encontro realizar-se-á na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro, pelas 16h15, no Auditório.


BOLSAS DE MÉRITO - Listagem Nominal

AVISO

Os alunos subsidiados que no letivo anterior (2013/2014), obtiveram no 9º ano, nível 4 (sem arredondamento) ou no 10º/11º ano, média de 14 valores (sem arredondamento) e com aprovação em todas as disciplinas, se encontram abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de mérito até ao dia 28 de outubro de 2014. No site da escola, na secção Secretaria, encontra-se o aviso e o requerimento para a candidatura. Para mais informações os alunos devem dirigir-se à secretaria.

Listagem Nominal dos Alunos Admitidos - Bolsa de Mérito


Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego

Somos a unidade do Centro de Saúde da Figueira da Foz / Buarcos que desenvolve vários projetos de promoção da saúde e prevenção da doença na população do concelho da Figueira da Foz, incluindo no meio escolar.

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, realizamos intervenções para a população escolar, abrangendo vários temas como a prevenção da violência no namoro, educação sexual, prevenção de consumo de substâncias psicoativas, estilos de vida saudáveis, etc.

Estaremos no Gabinete de Apoio ao Aluno, (na primeira sexta-feira de cada mês das 14:00 às 15:00) para dar resposta a todas as dúvidas que tenhas. Vem falar connosco!!!

BOLSAS DE MÉRITO

AVISO

Os alunos subsidiados que no letivo anterior (2013/2014), obtiveram no 9º ano, nível 4 (sem arredondamento) ou no 10º/11º ano, média de 14 valores (sem arredondamento) e com aprovação em todas as disciplinas, se encontram abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de mérito até ao dia 28 de outubro de 2014. No site da escola, na secção Secretaria, encontra-se o aviso e o requerimento para a candidatura. Para mais informações os alunos devem dirigir-se à secretaria.


MATRÍCULAS - 2014/2015

Informama-se a comunidade escolar dos procedimentos a ter em conta, relativamente ao processo de renovação de matrícula, para o ano letivo de 2014/2015, do ensino básico e secundário.

do 7º para o 8º ano
do 8º para o 9º ano
do 9º para 0 10º ano
02/07 - 09:30/12:00
02/07 - 14:00/16:30
03/07 - 09:30/12:00
     
do 10º para o 11º ano
do 11º para o 12º ano
10º/11º/12º (pendentes)
04/07 - 09:30/12:00
04/07 - 09:30/12:00
04/07 - 14:00/16:30

 

Ver documentação - Processo de Renovação

 

AVISO - Bolsa de Mérito (3ª prestação)

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 3ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários, conforme consta no documento abaixo.

Aviso - Bolsa de Mérito - 3ª prestação

 

Teste Key for Schools Portugal 2014

AVISO - Bolsa de Mérito (2ª prestação)

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 2ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários, conforme consta no documento abaixo.

Aviso - Bolsa de Mérito

 

Exposição "Momentos 3D"

"Momentos 3D" constitui uma exposição de trabalhos de alunos de Artes do12º ano, que tem por base a reinterpretação de quadros marcantes da pintura universal. Estão em exposição no átrio principal da escola e impressionam pela qualidade e criatividade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Alunos envolvidos – 35 trabalhos e 35 alunos do curso de Artes Visuais, das turmas 12º H e 12º I

Tema - Momentos em 3 D - Representação tridimensional de obras de arte.

Técnica - Escultura/ Pintura

Materiais utilizados – Papel reciclado, cartão, metal, arame, madeira, roof mate. Tintas diversas.

Objetivos - Com este trabalho pretende-se que os alunos desenvolvam a criatividade, o espírito crítico, os métodos e instrumentos de trabalho.
Pretende-se ainda que os alunos tenham uma visão polivalente de diferentes materiais, técnicas e áreas de expressão plástica que lhes sirvam de suporte para uma escolha académica e/ou profissional.
Além disso, numa perspetiva mais imediata, o objetivo é testar aprendizagens anteriormente realizadas, desenvolver novas técnicas, identificar diversos materiais, utensílios e instrumentos, desenvolver a capacidade de percepção e rigor. Foram trabalhadas obras de Artistas como:
ArGustav Klimt, Mike Esparza, René Magritte, Pablo Picasso, Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Salvador Dali, Leonid Afremov, Giorgio de Chirico, Paul Cezanne e Vladimir Kush.

 

12º ANO… E depois?

Sessões de Informação Escolar e Profissional

Os Serviços de Psicologia e Orientação vão efetuar sessões no auditório, dirigidas aos alunos do 12.º ano, nos dias 13, 14, 22 e 23 de janeiro, com os seguintes objetivos:

Prestar esclarecimentos relativos ao processo de acesso ao ensino superior e cursos de especialização tecnológica;
Promover atitudes pro ativas de recolha de informações sobre ofertas educativas e profissionais;
Facultar material relativo a diversos cursos/instituições de ensino.

Atendendo a que a construção dos projetos escolares dos alunos aconselha o envolvimento dos pais/ encarregados de educação, coloca-se a possibilidade da sua presença nas referidas sessões.

 

Parlamento dos Jovens - Secundário

Segunda-feira, dia 6 de janeiro, tem início a campanha eleitoral para a eleição dos representantes da nossa escola ao Parlamento dos Jovens 2014. É dever de todos os alunos do ensino secundário desta escola comparecer nos ato leitoral que decorrerá no dia 17 de janeiro, no refeitório a fim de escolherem os seus representantes para a sessão distrital de Coimbra, onde certamente, os nossos deputados aí defenderão o seu projeto, de forma estarem presentes na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, na Assembleia da República.

Assim, é importante que não te alheies deste processo e participes nele concretizando um dos projetos que tem dado a voz aos estudantes das escolas portuguesas na Assembleia da República.

Na tua escola existe uma lista constituída pelos seguintes alunos: Viviana Andrade, Alexandra Fonseca, Débora Silva, Beatriz Silva, José Miguel Rodrigues, Maria Inês Oliveira, Sara Rodrigues, Vanessa Borges, Joana Cação e Sara Ferreira, que prometem defender um conjunto de medidas que integram a temática deste ano do parlamento dos jovens: Crise Demográfica – emigração/natalidade/envelhecimento:
1ª Medida: - Amortização do IRS em função do agregado familiar, bem como uma adequação dos apoios proporcionados pela segurança social (Abono de família) em função do agregado familiar (incluindo apoios alimentares, planos de saúde, apoios a nível escolar e ainda contribuições nas necessidades básicas).
2ª Medida: - Incentivos laborais direcionados para os jovens especialmente a nível do 1º emprego: promoção de estágios profissionais e especializados, numa coligação empresa estado, que permita uma continuidade após o final do estágio, em que progressivamente a empresa se tornará total responsável pelo salário do jovem e por assegurar a continuidade do trabalho jovem.
3ª Medida: - Criar incentivos que levem à fixação de jovens no interior. Incentivos a nível laboral, financeiro, fiscal e ao nível dos apoios sociais, que visa diminuir a desertificação e envelhecimento do interior e que permitam fomentar o turismo rural (Exemplos: Abertura de concursos de forma a viabilizar o interior, diminuição da burocracia, reduções fiscais a nível de IRS IRC e IVA, diminuição das taxas das SCUTS).

 

MEO Kanal da escola - 759070

Já podes ver o canal da escola

Através do botão verde do comando MEO, os clientes MEO têm acesso a um novo universo de televisão.

 

P.E.S.E.S. - Ano Letivo 2013/2014

O novo ano escolar teve o seu início e a equipa do projeto PESES vem informar a comunidade educativa sobre o seu projeto de trabalho para o corrente ano escolar.
Tal como decorreu o ano passado, a equipa PESES vai desenvolver um conjunto de atividades...

Página do Projeto

AVISO - Bolsa de Mérito

Os alunos SUBSIDIADOS que no ano letivo anterior (2012/2013) obtiveram no 9º ano, nível 4 (sem arredondamento) ou no 10º/11º ano, média de 14 valores (sem arredondamento), podem candidatar-se até ao dia 28 de outubro à atribuição de BOLSA DE MÉRITO.
Para mais informações devem dirigir-se ao S.A.S.E.

Formulário de Pedido de Bolsa de Mérito

 

Dia do Diploma - 27 setembro

 

CONVITE

Convidamos a Comunidade Educativa a estar presente na sessão solene de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário e aos alunos dos Quadros de Valor e Excelência, no próximo dia 27 de setembro, pelas 18 horas, no Centro de Artes e Espetáculos.

 

Joaquim de Carvalho coloca alunos do Curso Profissional num CET

5 alunos no ISCAC

Foram colocados no curso de Aplicações Informáticas de Gestão no ISCAC, 5 alunos da nossa escola que concluíram o Curso Profissional de Informática de Gestão e se candidataram à frequência de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) nessa instituição. De destacar, que estes alunos preencheram um lugar das 40 vagas existentes, num universo de cerca de 400 candidatos.

A conclusão deste curso, habilita os alunos para a obtenção de Qualificação Profissional de nível V e possibilita-lhes a entrada automática num curso superior na instituição.

 

Prémios para os melhores estudantes

 

O Casino Figueira vai continuar a premiar os melhores estudantes figueirenses, agora os que obtiveram os melhores resultados no ano lectivo de 2012-13:

Prémio Manuel Fernandes Thomaz – 2500 €

Para o Estudante Figueirense com a classificação mais elevada de Licenciatura de qualquer Universidade ou Instituto Superior Nacional.

Prémio Henrique Fernandes Thomaz Veiga - 1000 €

Para o Estudante com a melhor classificação (média final) do Ensino Secundário das Escolas Secundárias da Figueira da Foz.

 

Para te candidatares deves enviar uma carta registada, até ao dia 15 de novembro, para: Sociedade Figueira Praia, S.A, Rua Dr. Calado nº1, 3080 – 153 Figueira da Foz, com:

• Fotocópia do Bilhete de Identidade
• Telefone de contacto
• Certificado de Conclusão da Licenciatura devidamente emitido e autenticado pela entidade competente e certificado de morada/naturalidade da Figueira da Foz (no caso do prémio Manuel Fernandes Thomaz)
• Certificado de Conclusão do nível Secundário de Educação (12º Ano) devidamente emitido e autenticado pela entidade competente (no caso do Prémio Henrique Fernandes Thomaz Veiga).

 

ARRANQUE DO ANO LETIVO- 2013/2014 - Convocatórias Alunos/Pais/Encarregados de Educação

ALUNOS

Reunião com a direção e os respetivos diretores de turma;

 

7º ano - 12/09 - 09:30

8º/9º anos - 12/09 - 16:00

10º ano (cursos científico-humanísticos) - 13/09 - 09:30

10º ano (curso profissional) - 12/09 - 14:30

11º ano - 13/09 - 14:30

12º ano - 13/09 - 16:00

 

PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Reunião com a direção e os respetivos diretores de turma;

Turmas do ensino básico (7º, 8º e 9º) - 12/09 - 19:00

Turmas do ensino secundário (10º, 11º e 12º) - 13/09 - 19:00

Turmas do ensino profissional (10º, 11º e 12º anos) - 11/09 - 19:00

 

INFORMAÇÕES

Os horários das turmas serão afixados e publicados na página da escola no dia 13 de setembro, pelas 12:00 horas.
As aulas iniciam-se na segunda feira, dia 16 de setembro.

 

MANUAIS ESCOLARES ADOTADOS - 2013/2014 - (Aditamento - Inglês - 12º ano)

BOLSAS DE MÉRITO

(Acção Social Escolar – Alunos Subsidiados)

Informa-se que foi efetuada a transferência bancária, referente ao valor da 3ª prestação da bolsa de mérito aos alunos beneficiários abaixo mencionados: [31-05-2013]

LISTAGEM DOS ALUNOS - 3ª Prestação

LISTAGEM DOS ALUNOS - 2ª Prestação

LISTAGEM DOS ALUNOS - 1ª Prestação

 

Parlamento dos Jovens 2012/2013 - Secundário

Nos passados dias 27 e 28 maio decorreu, na Assembleia da República, o encerramento do programa Parlamento dos Jovens 2013, tendo estado presentes 130 deputados representando os diversos círculos distritais do país, assim como, as regiões autónomas e os círculos da Europa e fora da Europa.

A nossa escola esteve representada pelos deputados Viviana Andrade (11º E) e Manuel dos Santos (11º G) e, pela jornalista Ana Rita Pereira (11º E), que integraram o círculo eleitoral de Coimbra.
De registar o empenho e dedicação que os nossos dois deputados desenvolveram na 2ª secção parlamentar, onde estiveram presentes os deputados Heloísa Apolónia (PEV) e Paulo Alves (PS), bem como os jovens deputados dos círculos de Lisboa, Portalegre, Viseu e Bragança. O trabalho desenvolvido quer pela Viviana, quer pelo Manuel dos Santos foi bastante prodigioso, com intervenções pertinentes, conseguindo fazer prevalecer nesta secção 5 propostas de recomendação a apresentar no segundo dia nos trabalhos parlamentares.
Assim, de referir que neste segundo dia, foi excelente a sua participação enquanto deputados do círculo eleitoral de Coimbra, tendo tido intervenções importantes, o que valeu ao círculo de Coimbra conseguir eleger 3 das 10 propostas do projeto de recomendações a enviar aos deputados da República.
De enaltecer também o trabalho da nossa jornalista, Ana Rita Pereira, a qual fez uma formidável cobertura jornalística ao evento, que será posteriormente enviada à Assembleia da República.
Por todo o empenho, trabalho e esforço dos nossos deputados, neste evento, está a escola grata por ter alunos que tão bem prestigiam o nome da escola Joaquim de Carvalho.

Ver notícia completa...

PESES 2013
“Comportamentos de risco - dependências“

No âmbito do projeto de educação para a saúde e educação sexual, estão a decorrer na escola, nas turmas do 9º ano, sessões dinamizadas pela Associação Fernão Mendes Pinto. Estas atividades, subordinadas à temática “Comportamentos de risco - dependências”, têm como objetivo formar jovens e prevenir comportamentos de risco. Sobre esta temática, esta associação em parceria com a escola e equipa do PESES, dinamizou ainda ao longo do ano sessões em turmas do ensino secundário 10º, 11º e 12º ano. Foram ainda levadas a cabo por esta associação, ao longo do ano letivo, atividades com alunos do 7º e 8º ano.


PESES 2013 - “Está nas tuas mãos, protege-te.”

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Corpo, afecto e sexualidade: uma experiência da abordagem da Sexualidade a partir das Artes.

No âmbito do Projeto de Educação Sexual da Turma, a professora Adélia Batata e os alunos de Artes Visuais, na disciplina de Oficina de Artes das turmas G e H do 12º ano, desenvolveram trabalhos subordinados à temática da contraceção. Toda a comunidade escolar pode apreciar estas criações, até ao dia 17 de maio, na exposição “Está nas tuas mãos, protege-te.”, que se encontra no átrio da escola junto ao bar.
A ideia central do trabalho teve como objetivo provar a hipótese de que para melhor se trabalhar a Educação Sexual na escola se pode apelar à criatividade e que esta pode ser um veículo, não só de informação, mas também de formação. Através dos trabalhos, os jovens mostraram que proteger-se está mesmo nas mãos de cada um de nós.

 

PESES 2013
“Dá-nos 5 minutos e nós damos-te uma vida“

Rastreio de doenças cardíacas
DINAMIZADORES: Equipa PESES, Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

DATA: 29 e 30 de abril
Sabe-se atualmente que as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte nos jovens. Neste sentido, e no âmbito do projecto PESES, foi realizado nesta escola, nos dias 29 e 30 de abril, um rastreio de doenças cardíacas que teve como objetivo a deteção de patologia do foro cardiovascular em jovens.
Este foi constituído:
- pela resposta a um curto questionário de 7 perguntas (realizado sob forma informatizada)
- pela realização de um electrocardiograma
À luz dos conhecimentos atuais, cerca de 1 em cada 333 jovens têm doença cardíaca de risco, potencialmente tratável e que será detetada desta forma. Tratou-se de uma oportunidade de rastreio e avaliação cardiológica completamente gratuita, tendo sido a sua participação totalmente voluntária e devidamente autorizada pelos Encarregados de Educação. Estiveram envolvidas 25 turmas do 9º, 10º 11º e 12º anos e realizaram o exame 410 alunos.
As atividades foram levadas a cabo por elementos da equipa do PESES, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, estando autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados. Contou com o apoio da Administração Regional de Saúde do Centro, Instituto Português do Ritmo Cardíaco e Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e Cdi’s.

 

ElevenJay - You Think it, We Make It!

ElevenJay - Projeto de Empreendedorismo

A escola participa num projeto no âmbito da iniciativa Construir Futuros, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego - Concursos Regionais de Empreendedorismo - apresentou no dia 4 de abril o projeto ELEVENJAY, tendo passado à fase seguinte do concurso. Irá participar no próximo dia 22 de abril, em Coimbra na Feira (I)limitada, que se realizará no CoimbraShopping!


Siga-nos no Facebook

 

Parlamento dos Jovens 2012/2013 - Secundário

A nossa escola voltou a participar no programa Parlamento dos Jovens 2012-2013, para os alunos do ensino secundário. O tema é “Os jovens e o emprego: Que futuro?”. O propósito deste tema prende-se com o facto de a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência considerar que a atual problemática da empregabilidade, que atinge uma larga camada jovem da sociedade e que se traduz numa maior procura de trabalho e menor oferta, considera ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema.
Assim, alguns alunos da nossa escola decidiram participar neste programa, tendo criado 1 lista de alunos candidatos a deputados escolares.
A lista foi liderada por dois alunos: Viviana Andrade e Manuel dos Santos, os quais desenvolveram um conjunto de atividades em parceria com os outros 8 elementos da lista, de forma a sensibilizarem os alunos da nossa escola param o referido problema. Acrescentar ainda que a lista B ganhou as eleições. Tendo sido eleitos os 10 deputados para a sessão eleitoral.
A sessão escolar decorreu no passado dia 22 de janeiro tendo aí os nossos deputados eleito os alunos Viviana Andrade e Manuel dos Santos para representarem a nossa escola, com o projeto de intenções, em Coimbra, no dia 19 de fevereiro. Foram também eleitos os alunos Gonçalo Dias como suplente e a aluna Maria Inês Andrade para representar a escola, no dia 13 de fevereiro, em Coimbra, como candidata a presidente da mesa da sessão distrital.
Em Coimbra os nossos jovens alunos irão argumentar de forma a serem eleitos representantes do distrito de Coimbra na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, no Parlamento Nacional.
A eles a escola agradece a sua disponibilidade, empenho e vontade com que enfrentaram este projeto. Muitas felicidades!

ESTATUTO DO ALUNO E ÉTICA ESCOLAR
Lei nº 51/2012 de 5 de setembro

Aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, revogando a Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro.

Lei nº 51/2012 de 5 de setembro

 

Parlamento dos Jovens - Sessão Regional - Coimbra

No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se em Coimbra, no auditório do IPJ, com a presença do Presidente da Câmara de Coimbra, da Diretora Regional de Educação do Centro, e dos representantes da Assembleia de República, a sessão regional do "Parlamento dos jovens", onde a nossa escola esteve representada pelos deputados Manuel Aires dos Santos e Viviane Andrade, ambos do 10º ano de escolaridade. Estes nossos jovens deputados defenderam aí as medidas propostas no nosso projeto de recomendações à assembleia da república, tendo obtido dos 38 deputados presentes 21 votos, o que colocou a nossa escola em 4º lugar. Quanto à votação dos deputados para elegerem os representarem do círculo de Coimbra na Assembleia da República os nossos deputados tiveram a confiança de 21 deputados presentes o que lhes garantiu um honroso 6º lugar que nos garantiu como escola suplente para representar o círculo de Coimbra. [15-03-2012]

WebMail ALUNOS

Ligações Úteis

Calendário Escolar 17/18

  • 1º PERÍODO

    13 de setembro - 15 de dezembro

    2º PERÍODO

    3 de janeiro - 23 de março

    3º PERÍODO

    9 de abril - 6 de junho - 9º, 11º, 12º

    9 de abril - 15 de junho - 7º, 8º, 10º

Notícias

  • CONCURSO NACIONAL PARA AS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO

    Cria a tua equipa e entra na aventura!
    15 de Outubro é a data limite!
    Podem inscrever-se até equipas de todo o país constituídas por três elementos da mesma escola que escolhem um professor do seu estabelecimento de ensino para orientador.

    http://jjc.cienciahoje.pt/