PRÉ-INSCRIÇÕES - 2017/2018

PRÉ-INSCRIÇÕES ACEITES

SECUNDÁRIO: 10º, 11º e 12º anos

Ciências e Tecnologias (11º e 12º)

Ciências Socioeconómicas (11º e 12º)

Línguas e Humanidades (11º e 12º)

Artes Visuais (11º e 12º)
Curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas (10º)
Curso Profissional Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes (10º)

OFERTA 2017/2018

Oferta Educativa da Escola

Mais se informa que este procedimento não invalida a matrícula na escola de origem. A Pré-inscrição é uma candidatura às vagas existentes nos cursos oferecidos pela Escola. Em caso de necessidade de seleção serão aplicados os critérios legais. PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI.

 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

Lista Final Ordenada do Horário nº 24

Grupo 320/Francês (9 horas)

 

 

LISTA FINAL ORDENADA

 

LAN Party - Couter Strike

Sexta, 3 de junho, a partir das 9h
Sábado, 4 de junho, a partir das 10h
NO BAR DA ESCOLA

Inscrições até dia 2 de Junho AQUI ou junto da D. Lúcia (hall de entrada)

 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Técnico Especializado de Serviço Social - Lista Ordenada

Lista Ordenada do Concurso de Contratação de Escola para um Técnico Especializado de Serviço Social -  ano letivo 2015/2016. [13-10-2015]

 

Lista Ordenada Final [22-10-2015]


AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO
Candidatura a Diretor do Centro de Formação de Escolas Beira Mar

DIA DO DIPLOMA - Fotos

Durante a cerimónia, foram entregues os diplomas de conclusão do secundário a todos os alunos do 12º ano, e os prémios de méritos aos alunos dos quadros de valor (alunos com média de 4,5 e os 4,9 no 3º ciclo e de 16 e 17,9 valores no secundário) e aos alunos dos quadros de excelência (alunos com média de 5 no 3º ciclo e igual ou superior a 18 valores no secundário).

No total, receberam diploma de 12º ano a mais de 200 alunos e prémios de mérito (valor e excelência) foram 220.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fotos gentilmente cedidas pelo prof. Carlos Furtado

Foram ainda distinguidas as duas melhores alunas do 12º ano do ensino regular, Ana Isabel Romeiro, que terminou o curso de Ciências e Tecnologias com média de 20 valores, e do ensino profissional Diana Isabel Bento, que terminou o Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, com 17 valores.

A cerimónia foi muito concorrida, entre alunos, pais e professores.

A mesa da sessão foi composta pelos Diretor, Dr. Carlos Santos, Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, Dr. Rascão Marques, Vereador da Educação, Dr. António Tavares, e a presidente da Associação de Alunos, Rita Silva.


DIA DO DIPLOMA - 2 outubro - CAE
Quadro de Excelência / Quadro de Valor

Convida-se toda a Comunidade Educativa a estar presente na sessão solene de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário e aos alunos dos Quadros de Valor e Excelência, no próximo dia 2 de outubro, pelas 18 horas, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE).


Número record de acessos à página da escola 12.09.14

1926 sessões


 

Jornal SINAL - Junho 2015

Findo o ano letivo 2014-2015, o jornal da Escola, Sinal, publica a sua edição de anuário, com as fotografias de todas as turmas.

Aceda aqui à versão online


Prémios Finais - Escolíadas 2015

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Escolíadas 2015 - 3º Lugar na Finalíssima

Após a finalíssima, na qual, a escola secundária Dr. Joaquim de Carvalho obteve um desempenho memorável com um honroso lugar no pódio, apesar de ter participado pela primeira vez neste evento.

Esta classificação só foi possível graças à colaboração, empenho e dedicação de uma excelente equipa.

Depois do merecido descanso a seguir a uma noite exaustiva, contudo gratificante e inesquecível, chegou o momento de fazer o balanço deste projeto. No seguimento do convite da associação Escolíadas Glicínias Plaza 2015, a nossa escola decidiu aceitar, em fevereiro, este desafio.

O primeiro grande desafio foi motivar e transmitir aos alunos o espírito das escolíadas, pois para todos iria ser a primeira vez que iriam estar inseridos neste projeto.

O obstáculo seguinte, e sem dúvida o mais difícil, foi a primeira atuação no dia 18 de abril no CAE. Contudo, a humildade, o empenho e entusiasmo de todos levou-nos ao resultado que recordamos, apesar da peripécia da votação.

Na final, em Aveiro, já com um conhecimento mais real deste evento, a nossa equipa elevou a fasquia, melhorando significativamente os pontos menos bons apontados pelos jurados na primeira eliminatória. O resultado deste esforço levou-nos à conquista do 1° lugar que nos guiou rumo à finalíssima em Viseu.

A viagem a Viseu foi fantástica, onde imperou a amizade, a alegria e a boa disposição entre todos. O espetáculo foi de tal forma elevado que considero que não houve vencidos, mas sim vencedores.

Vencedores... pelo respeito mútuo; pela amizade; pela camaradagem; pela excelente disposição; pelo comportamento exemplar do público; pelo profissionalismo do "staff"; Em suma, todos fomos VENCEDORES!

Pessoalmente, gostaria de agradecer aos alunos que desde o primeiro momento mostraram disponibilidade e acreditaram que era possível.

Agradecer ainda aos meus colegas que estiveram envolvidos neste projeto, à direção da escola, restante comunidade educativa e a todas as entidades que connosco colaboraram.
"É preciso ter-se uma boa dose de loucura para se abraçarem projetos desta envergadura. Realmente, somos saudavelmente loucos!"
Professora Adélia Batata


Sarau Cultural da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho

Sarau Cultural da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, 4 de junho, pelas 21h30min, no Casino da Figueira.

Bilhetes à venda na papelaria da escola.

Não faltes, contamos com a tua presença


Joaquim de Carvalho na Finalíssima das Escolíadas
Viseu - próximo dia 30 de maio

Exigência, rigor e responsabilidade são conceitos estruturantes da comunidade Joaquim de Carvalho, mas também muito respeito pelos outros e pelo seu trabalho.
Foi com estes "ingredientes", inerentes ao saber estar e à cultura de uma melhoria contínua, que nos apresentámos na final do Pólo 1 das Escolíadas, ontem, em Aveiro.

Estivemos, interagimos, ouvimos, respeitámos, demos o nosso melhor e...Ganhámos!!!

 

Arte
Claque
Música
Teatro

Uma palavra de apreço para essa magnífica equipa de alunos e professores que, incorporando o espírito da Joaquim de Carvalho, ultrapassaram esta final em direção à finalíssima de Viseu, no próximo sábado, dia 30 de maio.

Assim, termino, lançando aqui o desafio, dirigido a todos os que puderem, para virem a estar presentes em Viseu, no próximo dia 30, apoiando estes alunos e estes professores, ou melhor, apoiando a nossa Escola. Tratar-se-á de um fim de semana diferente, mas certamente inesquecível, porque partilhado.

O Diretor, Carlos Santos


Escolíadas 2015 – Joaquim de Carvalho na Final

A nossa Escola, em fevereiro de 2015, decidiu participar na 26ª edição do concurso interescolas Escolíadas 2015.

Fruto de uma forte determinação e de um trabalho diário de empenho e dedicação, a Prof.ª Adélia Batata, que se disponibilizou para abraçar e liderar este projeto, soube entusiasmar uma equipa constituída por 22 elementos, quatro professores e dezoito alunos do ensino secundário, de diversos cursos, e uma claque, composta por alunos do terceiro ciclo e secundário, capazes de montar uma coreografia dinâmica.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Para levar este projeto a bom porto, contou com a colaboração próxima de vários professores, que prontamente se envolveram no projeto e que nele acreditaram, trabalhando com empenho. Foram eles o Prof. Rui Feteira, que orientou a prova de teatro, em que participou a Prof.ª Margarida Bessone. Para esta prova contou também com a colaboração da Prof.ª Graça Alves. A supervisão da claque ficou a cargo do Prof. Carlos Belo e da Prof.ª Susana Baptista. A prova de música e dança também foi orientada pela Prof.ª Adélia Batata. Por fim, a prova de artes plásticas foi idealizada pela Prof.ª Adélia Batata, que a realizou durante o espetáculo, em colaboração com a aluna Patrícia Cabete do curso de Artes Visuais. A caracterização das personagens do teatro e dos elementos da claque ficou a cargo dos alunos David Pedrosa e Carolina Pereira e da Profª Susana Baptista. De salientar, também, o envolvimento de muitos outros colaboradores, Prof. Francisco Moço, Prof. Paulo Plácido, vários Assistentes Operacionais, nomeadamente, Sr. Carlos Dinis. Contámos também com a parceria artística do Conservatório Maestro David de Sousa, nas pessoas do Professor Nuno Bettencour e da Prof.ª Katy, e do cabeleireiro Rubenyvan, que pronta e graciosamente se disponibilizou a “despentear” os nossos concorrentes. Destacamos, também, os alunos Jorge Oliveira, André Varela e Gabriel Castro do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, que além de fazerem a cobertura de todo o evento, criaram uma animação virtual para a prova de música e dança.

Inspirados pelas palavras de Fernando Pessoa, que lembra que sem loucura o homem não passa de “uma besta sadia”, de um “cadáver adiado que procria”, e que, tal como D. Sebastião, o homem deve ser “Louco, sim, louco”, e querer “grandeza qual a Sorte a não dá”, elegemos para tema da nossa Escola a LOUCURA! Foi este o tema que subordinou todas as provas, elegante e energicamnte apresentadas pela aluna Madalena Trincão do 12º ano.

Concluída a primeira etapa, e, apesar de termos começado tardiamente, pelo que o tempo de preparação foi diminuto, passámos à segunda fase, à final, onde estaremos ainda mais animados e com mais determinação, para o que solicitamos, desde já, a colaboração de toda a comunidade, na preparação para as provas e na presença no espetáculo de dia 22 de maio.

EQUIPA

 

Prof./Aluno

Nome

Turma

Prova

1.

Professora

Adélia Batata

 

Artes Plásticas

2.

Aluno

Patrícia Cabete

12º G

Artes Plásticas

3.

Aluno

Miguel Duarte

11º D

Cultura Geral/ Música

4.

Aluno

Guilherme Ferreira

11º D

Cultura Geral/ Música

5.

Professora

Margarida Coutinho

 

Teatro

6.

Aluno

Sofia Barros

12º G

Teatro

7.

Aluno

Luzia Rocha

10º H

Teatro

8.

Aluno

Lina Rodrigues

10º H

Teatro

9.

Aluno

Tatiana Sousa

10º H

Teatro

10.

Aluno

Ana Beatriz Almeida

10º H

Teatro

11.

Professor

António Rui Feteira

 

Teatro

12.

Aluno

Mafalda Pedrosa

11º F

Dança

13

Aluno

Ana Rita Silva

12º G

Música

14.

Aluno

Joana Soares

11º D

Música

15.

Aluno

Patrícia Russo

11º A

Música

16.

Aluno

Nuno Oliveira

11º D

Música

17.

Aluno

Diogo Martinho

11º D

Música

18.

Aluno

Mariana Martins

12º D

Dança

19.

Aluno

Catarina Jordão

11º F

Dança

20.

Aluno

Ana Isabel Romeiro

12º D

Cultura Geral

21.

Aluna

Diana Santos

11º D

Cultura Geral

22.

Professora

Susana Baptista

 

Claque


Oferta Educativa - 2015/2016

Volta a oferecer o Curso de Ciências Socioeconómicas

OFERTA FORMATVA

5 turmas de 7º ano, 5 turmas de 10º ano de Ciências e Tecnologias, 1 turma de Línguas e Humanidades, 1 de Ciências Socioeconómicas, 2 de Artes Visuais e 1 do Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos.

Para os restantes anos letivos, mantém-se a oferta do ano em decurso.

As pré-inscrições para o próximo ano letivo estão abertas AQUI.

 

 

 

Exames Nacionais 2015 - Esclarecimentos

Auditório Joaquim de Carvalho

Reuniões com Encarregados de Educação (Resumos das apresentações):

 

  9º ANO - 26/05/2015 – 18,00 horas

11º ANO - 27/05/2014 – 18,00 horas

12º ANO - 28/05/2015 – 18,00 horas

Toda a informação aqui!


Dia da Escola - 46 anos do edifício da Escola Joaquim de Carvalho comemorado com alegria e espírito de comunidade

No passado dia 17 de abril, completaram-se 46 anos sobre a data de inauguração do atual edifício da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho. Apesar de a instituição, realidade imaterial, ser muito mais antiga, (criada em 1932), edifício e instituição estarão, desde então, intimamente ligados e indissociados no imaginário da comunidade Joaquim de Carvalho e dos cidadãos figueirenses em geral. Foi com muita determinação que o Diretor decidiu celebrar oficialmente, pela primeira vez, esta data, partilhando este momento com toda a comunidade Joaquim de Carvalho, estando agora criadas as condições para, de futuro, instituir esta data como o dia da Escola.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nesta comemoração constou uma sessão solene em que estiveram presentes o Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, o Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, o Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. José Alberto, a Subdiretora da Direção Geral de Educação, Dr.ª Eulália Alexandre e a Delegada Regional da DGEstE Centro, Dr.ª Cristina Oliveira.

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sessão muito concorrida por antigos dirigentes da Escola, professores, funcionários, alunos, e entidades oficiais. De destacar a presença do antigo professor da Escola, o mais idoso do Concelho, Dr. Pedrosa Veríssimo, com 99 anos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Durante esta sessão, foram entregues os prémios Joaquim de Carvalho, destinados ao melhor aluno de cada ano de escolaridade. Foi ainda entregue o prémio de assiduidade às duas turmas mais assíduas de 2013-2014, o 9º A, pelo terceiro ciclo, e o 10º B, pelo ensino secundário.

DIREÇÕES DA ESCOLA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

ANTIGOS ALUNOS

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Joaquim de Carvalho | 5 provas | 7 medalhas

Campeonato Distrital de Pista - Atletismo

No passado dia 14 de abril, a Escola participou no Campeonato Distrital de Pista, atletismo, no Estádio Cidade de Coimbra, competição integrada nas atividades do Desporto Escolar.

Deslocaram-se a Coimbra 9 alunos, 5 rapazes e 4 raparigas, elementos do Clube de Desporto Escolar, da modalidade de atletismo, acompanhados pelo Professor Filipe Matos. Participaram, entre cerca de 1000 alunos de todo o distrito de Coimbra, em todas as modalidades em competição, resistência (1500 m, 1000 m), velocidade (60 m), saltos (comprimento e altura), tendo trazido sete medalhas para a Escola.

Na prova dos 1000 m, infantis, Gonçalo Ramos, aluno do 7º ano, ficou no 3º lugar; na prova dos 1500 m, iniciados femininos, Matilde Sousa, aluna do 9º ano, alcançou o 1º lugar; nas provas de salto em altura e salto em comprimento, iniciados femininos, Ana Pinto, aluna do 8º ano, alcançou dois 2º lugares; na prova de velocidade 60 m, juvenis, Xavier Rato, aluno do 10º ano, conquistou o 1º lugar; na prova de salto em comprimento, juvenis, Nelson Pinto, aluno do 11º ano, conquistou o 3º lugar e, na de salto em altura, conquistou o 1º lugar.

Mais uma vez, se reforça a ideia de que, sendo muito relevante o bom desempenho académico, é de louvar quando este é acompanhado por bons níveis de desempenho desportivo.

 

CONVITE - 46º aniversário da escola

Caros colegas, funcionários e antigos alunos

Pela primeira vez, vamos comemorar o aniversário da Escola, que fará, no próximo dia 17 de abril, 46 anos (inaugurada em 1969). Com esta comemoração, pretendemos consolidar e alargar o espírito de comunidade Joaquim de Carvalho, bem como recordar todo o percurso após a inauguração. Queremos fazer uma grande festa, onde estejam presentes todos aqueles que, de um modo ou de outro, contribuíram para que a escola Dr. Joaquim de Carvalho seja, hoje, uma referência a nível local, regional e nacional.

 

Do programa, consta uma sessão solene, que terá lugar no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho pelas 15:00 horas, seguindo-se um desfile de moda, promovido pela Associação de Estudantes, e às 20:30 horas um jantar comemorativo, que se realizará no refeitório da Escola.

 

Sendo a tua presença imprescindível, queremos convidar-te para comemorar connosco este dia, dando especial destaque à sessão solene e ao jantar.

As inscrições para o jantar (15€) poderão ser feitas na papelaria da escola, pelo telefone 233401050 e ainda pelo email de@esjcff.pt, até ao dia 8 de abril.
CONTAMOS CONTIGO.
Junta-te à COMUNIDADE JOAQUIM DE CARVALHO!


Acrobacias com Palavras e Outras Artes

Lançamento da 12ª edição na Joaquim de Carvalho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dando início aos dias culturais da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, teve lugar, na passada sexta-feira, dia 20 de março, no Auditório Joaquim de Carvalho, o lançamento da 12ª edição de Acrobacias Com Palavras, relativa aos trabalhos de 2013/2014!

Sendo o doze um número que simboliza permanência, perfeição permanente, este projeto dá continuidade à determinação de valorizar a formação integral dos alunos, ao dar voz e ao perpetuar as palavras criativas que os alunos concebem em língua portuguesa. Nesta publicação, a Escola reúne, anualmente, os melhores textos produzidos no âmbito das atividades programáticas das várias disciplinas. Às palavras das Acrobacias juntaram se outras artes, os lápis no desenho e o corpo na dança, que, com outras acrobacias, as enriquecem, numa harmonia natural e equilibrada, completando-as com formas, cor e movimento.

A sessão foi presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, que salientou a qualidade dos textos dos alunos e a qualidade das ilustrações, bem como a importância do projeto na vida da Escola. Tomou também a palavra o Dr. Domingos Silva, Administrador do Casino Figueira, que é o patrocinador exclusivo desta publicação, lembrando a importância das palavras no desenvolvimento do indivíduo e dos povos, podendo constituir fonte de desentendimento ou, preferencialmente, de harmonia.
Esta sessão foi animada por momentos de grande diversidade artística, com a apresentação de alguns textos por alguns alunos, em Português, em Inglês, em Francês e em Alemão, a projeção das ilustrações produzidas pelos alunos e, uma novidade este ano, a apresentação de números de dança e acrobacia, e ainda de música e dança.

A sessão foi também marcada pela presença do escritor Dr. António Tavares, professor desta Escola e Vereador da Educação, que falou aos alunos da sua atividade enquanto escritor, com destaque para o seu romance As palavras que me deverão guiar um dia. Num auditório pleno de alunos, autores e assistentes, a palavra foi a verdadeira acrobata que serviu de mote aos textos escritos, aos ditos, aos representados em desenho e corpo, e acima de tudo servirá de mote a todos os pensamentos que nos devem guiar no dia a dia.


CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Integrado na “Escola em Movimento” 2015, o Departamento de Ciências Naturais promove um concurso de fotografia subordinado ao tema,

 

"BIOGEO-FOTO – Natureza viva e geológica"

REGULAMENTO


Joaquim de Carvalho sobe ao pódio no Mega Sprinter em Coimbra

Xavier Rato conquista 1º lugar na prova dos 60 m.
Matilde Sousa conquista 3º lugar na prova Mega Km.

Nelson Pinto conquista 3º lugar na prova Mega Salto.

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou, no passado dia 18 de março, na 11ª edição do Mega Sprinter, no Estádio da Cidade de Coimbra, competição integrada nas atividades do Desporto Escolar.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Deslocaram-se a Coimbra 8 alunos, 4 rapazes e 4 raparigas, elementos do Clube de Desporto Escolar, da modalidade de atletismo, acompanhados pelo Professor André Pereira. Participaram, entre cerca de 1200 alunos de todo o distrito de Coimbra, em todas as modalidades em competição, Mega Sprinter, Mega Salto, Mega Lançamento e Mega Km, tendo trazido três medalhas para a Escola.

Na prova de Mega Sprinter, 60m velocidade, no escalão de juvenis, Xavier Rato, aluno do 10º ano, conquistou o 1º lugar, sagrando-se campeão distrital.

Na prova de Mega salto, no escalão de juvenis, Nelson Pinto, aluno do 11º ano, conquistou o 3º lugar.

Na prova de Mega km, Matilde Sousa, aluna do 9º ano, alcançou o 3º lugar no escalão de iniciados femininos. Sendo de louvar os bons resultados alcançados, é de relevar o empenhamento dos alunos nas atividades desportivas, que tanta importância têm na formação integral do indivíduo.

 

A Arte… na Educação para a Saúde

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

No âmbito do projecto/turma de Educação para a Saúde e Educação Sexual, os professores Jorge Borges, Paulo Diogo e Rui Fonseca desenvolveram com os alunos de Artes, trabalhos que se encontram expostos no átrio da escola junto à recepção. Toda a comunidade escolar poderá apreciar estas criações que se desenvolveram, no âmbito da disciplina de Desenho e na Unidade Temática - Alto Contraste. A área de exploração, foi a Banda Desenhada e os jovens artistas provaram que a arte pode servir na formação de cidadãos conscientes e críticos. Violência em meio escolar, Comportamentos de risco, Prevenção e consumo de substâncias psicoactivas, Educação sexual e infeções sexualmente transmissíveis (IST) e Saúde mental, foram alguns dos temas abordados pelos alunos das turmas G e H do 10º ano. A ideia central do trabalho teve como objectivo, provar a hipótese de que para melhor se trabalhar a Educação Sexual na escola se pode apelar à criatividade e que esta pode ser um veículo, não só de informação, mas também de formação e prevenção de comportamentos. O trabalho de pesquisa e reflexão que antecede a obra pressupõe uma busca de sentido por parte do jovem autor. Através dos trabalhos, os jovens mostraram que informar-se e proteger-se está mesmo nas mãos de cada um.

 

Dia 20 de março de 2015 - Eclipse parcial do sol

Prevenção de efeitos de observação do eclipse do Sol

Ocorre no dia 20 de março de 2015 um eclipse total do sol, visível parcialmente em Portugal. Está previsto que a duração do eclipse ocorra das 8h às 10h, atingindo o pico máximo cerca das 9h. As percentagens de área solar coberta variam de distrito para distrito (62% a 74%), bem como os instantes em que o eclipse se inicia, termina e atinge o seu máximo. Este fenómeno desperta naturalmente a curiosidade das nossas crianças e jovens e presta-se a ser discutido no contexto de sala de aula, designadamente no que se refere à sua explicação científica.

Contudo, há que alertar também os alunos para os perigos da observação deste fenómeno se não forem efetuadas as necessárias precauções. A observação do Sol requer procedimentos de segurança corretos que a não serem observados terão como consequência graves riscos para a visão humana, e, no limite, a cegueira... (consulta o documento a seguir):

DGE - Prevenção de efeitos de observação do eclipse do Sol

 

Joaquim de Carvalho apresenta Arte em 3 D

Alunos recriam pinturas intemporais

Os alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais apresentam, no átrio da escola, entre 12 de janeiro até 13 de fevereiro, uma exposição de trabalhos em 3D, subordinada ao tema "Reinterpretação de Obras de Arte em 3 Dimensões".

Sob a orientação da Professora de Oficina de Artes, Adélia Batata, os alunos recriaram obras de algumas pinturas célebres de pintores intemporais e transformaram nos em esculturas essencialmente produzidas a partir de materiais reciclados, como papel, nas suas variadas qualidades (papel de jornal, de revista, de cozinha, cartão), esferovite, madeira, arame, pastas, tintas, colas, e pigmento branco. Ao longo desta unidade de trabalho, os alunos conheceram e testaram a utilização de diferentes materiais, suportes e instrumentos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de perceção, rigor e criatividade, envolvendo a aplicação de novas técnicas como a escultura, a modelação, a pintura, entre outras.
Estes jovens artistas e a escola convidam toda a comunidade a visitar esta exposição em 3D.


Porque a escola não tem idade…

No dia 12 de Dezembro a nossa escola abriu a porta aos avós para que juntamente com os alunos se promovesse um verdadeiro Diálogo Intergeracional.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Na disciplina de Educação para a Cidadania, a professora Fernanda Sobral e a turma do 9º D receberam o Sr. Guilherme Nossa, avô de uma das alunas. Com a sua neta, restantes colegas e professores reviveu e partilhou as suas experiências da guerra. Histórias reais de um passado português, contadas na 1ª pessoa. Os “netos” por sua vez agradeceram com uma pequena homenagem a todos os avós. Um momento a registar e a repetir.


PET - Preliminary English Test for Schools 2014/2015

No ano letivo 2014-2015 será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com caráter obrigatório, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge.

Manual de Aplicação do Teste PET

Despacho nº 15747-A/2014

REGULAMENTO DE APLICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO PRELIMINARY ENGLISH TEST FOR SCHOOLS PORTUGAL (PET)


NATAL 2014 - Presépio no hall de entrada da escola

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


EPIS entrega bolsa à Joaquim de Carvalho

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho esteve presente, na pessoa do seu Diretor, na cerimónia de entrega das Bolsas Sociais EPIS 2014/2017, que decorreu ontem, dia 24 de novembro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, para receber uma bolsa social atribuída a um aluno do ensino secundário (10ºano) que dela beneficiará ao longo de três anos.
O diploma da bolsa foi entregue pelo Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, Dr. João Casanova, ao Diretor da Escola Joaquim de Carvalho, Dr. Carlos Santos e ao respetivo aluno.
Esta bolsa resulta de uma candidatura da Escola às Bolsas EPIS, que teve por base, além de boas práticas contra o abandono e insucesso escolares, essencialmente o facto de a Escola disponibilizar um serviço de apoio aos alunos, em regime aberto, constituído por uma equipa multidisciplinar, na Biblioteca Escolar, pensado preferencialmente para os alunos em situação de deficiente acompanhamento familiar e frequentado por uma média de 112 alunos por dia.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social - foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República. Deste modo, a EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal.
Desde 2011 que a EPIS lançou um programa de bolsas sociais para premiar boas práticas de inclusão social, um sinal adicional de estímulo e de apoio a escolas que tenham uma estratégia eficaz de promoção da inclusão social de jovens em risco de insucesso ou de abandono. O programa de bolsas sociais EPIS, desta 4ª edição de 2014, representa um investimento global de 27.600€.
Entre as 5 categorias de bolsas a atribuir, a Escola inclui-se na categoria 1, destinada a distinguir boas práticas organizativas de inclusão social em escolas do Continente, Açores e Madeira, com Ensino Secundário ou com cursos profissionais de nível de qualificação equivalente. Foram premiadas 4 escolas, com bolsas de 400€, durante 3 anos, destinadas a apoiar alunos do ensino secundário ou equivalente em 2014/2015 e suas famílias.


Dia do Diploma Joaquim de Carvalho distingue mais de 400 alunos

Com assistência de cerca de 600 pessoas

No passado dia 26 de setembro, sexta-feira, realizou-se no CAE o Dia do Diploma da Escola Dr. Joaquim de Carvalho, relativo aos alunos de 2013-2014, que contou com a assistência de uma plateia de cerca de 600 pessoas, entre alunos, familiares e professores.
A sessão iniciou-se com as intervenções do Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, do Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos e do Vereador Dr. Carlos Monteiro, em representação do Presidente da Câmara.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A cerimónia constou da entrega do diploma de conclusão do ensino secundário a todos os alunos das 11 turmas do 12º ano, seguida da entrega dos diplomas dos quadros de valor (167 alunos) e de excelência (60 alunos). No quadro de valor, foram distinguidos os alunos do ensino básico, de todos os anos, com médias compreendidas entre 4 e 4,9, e os alunos do ensino secundário, de todos os anos, com médias compreendidas entre os 16 e os 17,9 valores. No quadro de excelência, foram distinguidos os alunos do ensino básico, de todos os anos, com média de 5, e os alunos do ensino secundário, de todos os anos, com médias superiores a 17,9 valores.
Por fim, foram chamados ao placo os 10 melhores alunos do ensino secundário, dois do ensino profissional, do curso de Técnico de Multimédia, Ana Patrícia Monteiro e Bruno Scortegagna, com média de 16 valores, e oito alunos do ensino regular, Carolina Figueiredo, Débora Monteiro, José Miguel Rodrigues, Maria João Paixão, Mariana Gonçalves, Patrícia Caiano, Raquel Lagoa e Tânia Soares, com média de 19 vares, que foram distinguidos com o diploma de mérito.
Com este evento é objetivo da escola promover o mérito e incentivar os alunos a apostarem continuamente no sucesso da sua formação.


DIA DO DIPLOMA - Convite

 

Decorrerá no próximo dia 26 de setembro, pelas 18 horas, no Centro de Artes e Espetáculos, a sessão solene de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário e aos alunos dos Quadros de Valor e Excelência.


APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B - Opção 12º Ano

OFERTA DE ESCOLA - 12º ANO



OFERTA DE ESCOLA - 2014/2015

Consulte a partir deste link, toda a oferta proporcionada pela escola, para o ano letivo de 2014/2015, Terceiro Ciclo, Secundário, Cursos Profissionais e Cursos Vocacionais.

 

Joaquim de Carvalho coloca 92% dos alunos no ensino superior

60% na 1ª opção (16 em Medicina)

Dos 181 alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho que se candidataram ao ensino superior, 166 (92%) foram colocados na 1ª fase de candidatura ao ensino superior, sendo que deste universo 60% entraram na 1ª opção.
Os cursos que mereceram a preferência dos alunos foram Medicina com 16 entradas, Enfermagem com 11, Ciências Farmacêuticas com 8, Arquitetura com 7, Engenharia Mecânica com 7, Biologia com 5, Engenharia Informática com 5, Gestão com 4 tal como Engenharia Biomédica e Engenharia Química.
Quanto à preferência dada aos estabelecimentos de ensino superior, esta recaiu claramente sobre a Universidade de Coimbra, em especial a Faculdade de Ciências e Tecnologia com 25 alunos, o Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra com 11, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com 11, a Universidade de Aveiro com 10 e a Faculdade de Medicina com 9.
Os cursos profissionais também merecem nota positiva. Dos 20 alunos matriculados no Curso Profissional de Informática de Gestão concluíram 16 e no Curso Profissional de Multimédia concluíram 11 dos 12 alunos matriculados. Uma aluna deste curso candidatou-se ao ensino superior e ingressou no Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, em Animação Socioeducativa.
Estes resultados são francamente positivos e, se são motivo de orgulho para a Joaquim de Carvalho, também o são para o concelho, na medida em que são o culminar de um trabalho da Escola, mas também de muitas outras do concelho que foram formando estes alunos nos níveis de ensino precedentes.

 

Joaquim de Carvalho conquista Prémio de Escola 2014

É com imensa satisfação que informamos que a nossa Escola foi distinguida, pelo Ministério da Educação, com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014, a que nos candidatámos em dezembro deste ano letivo. A nível nacional, foram distinguidas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014:

 

Página do Ministério (Fotografias)
Área geográfica do Norte – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves - Vila Nova de Gaia
Área geográfica do CentroEscola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz
Área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo – Agrupamento de Escolas de Santo António - Barreiro

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar dia 28 de Abril, pelas 15h00, em Lisboa, no Teatro Thália, situado no Palácio das Laranjeiras. Tendo sido solicitado à Escola que indicasse três elementos que mais tivessem contribuído, no ano letivo em causa, para o sucesso da escola, foram apresentados para O Prémio de Escola - Louvor Individual:

- Elisa Maria Coimbra Matos - responsável pela implementação de diversos projetos relevantes no âmbito do empreendedorismo, da intervenção na comunidade, do ambiente e da cultura.

- Maria de Lurdes Fernandes Carvalho - coordenadora dos Diretores de Turma - responsável pela implementação de boas práticas do trabalho diário com os alunos e encarregados de educação com vista ao sucesso e redução do abandono escolar.

- Fátima Maria Aires Sequeira Pereira - com a coordenação dos Serviços Especializados de Apoio Educativo da Escola, responsáveis pelos programas de orientação vocacional desenvolvidos, bem como pelo trabalho de acompanhamento dos alunos em risco de insucesso e abandono.

 

O Prémio de Escola - Mérito Institucional visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, um por cada área geográfica, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola:

a) O sucesso dos alunos;
b) A qualidade da aprendizagem;
c) O desenvolvimento do ensino experimental das ciências;
d) A criatividade aplicada nas ciências sociais;
e) A difusão e fortalecimento do interesse pelas artes;
f) O desenvolvimento de projetos relevantes;
g) A diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce;
h) A existência de um plano interno de formação;
i) A colaboração com a comunidade educativa;
j) A participação ativa dos encarregados de educação;
k) A integração e formação de novos professores;
l) A difusão de boas práticas educativas.

Parabéns a todos os Docentes e Não Docentes, Alunos e Encarregados de Educação! O diretor.

 

Joaquim de Carvalho vive os 40 anos do 25 de abril

Dia 23, às 11:40, as salas e os corredores da Escola Joaquim de Carvalho foram surpreendidos pelo som de "Grândola Vila Morena". Era o sinal para todos se dirigirem para o exterior do edifício, onde teria lugar uma reconstituição do "Comunicado das Forças Armadas" de há 40 anos, agora proferido por um grupo de alunos.

Além desta iniciativa, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, realizou-se um debate aberto a toda a comunidade escolar, em que tomaram a palavra a Dr.ª Teresa Coimbra e o Jorge Dias.
Dia 24, de manhã, realizou-se um recital de poesia no bar da escola.
Durante esta semana, estão patentes ao público várias exposições alusivas à Revolução dos Cravos: no átrio da escola, a exposição "Aproximações a Abril" (poesia, pintura, desenho e escultura), no corredor central, "Fotografias de Abril", e na BE, a exposição "A Cantiga é uma Arma".

 

Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril

Programa das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho.

Gostaríamos de o convidara estar presente na Reconstituição “Comunicado das Forças Armadas” (dramatização), a ter lugar, amanhã, dia 23 de abril, no segundo intervalo do turno da manhã, pelas 11.45h, na entrada principal da escola. PROGRAMA

 

Exposição "Momentos 3D"

"Momentos 3D" constitui uma exposição de trabalhos de alunos de Artes do12º ano, que tem por base a reinterpretação de quadros marcantes da pintura universal. Estão em exposição no átrio principal da escola e impressionam pela qualidade e criatividade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Alunos envolvidos – 35 trabalhos e 35 alunos do curso de Artes Visuais, das turmas 12º H e 12º I

Tema - Momentos em 3 D - Representação tridimensional de obras de arte.

Técnica - Escultura/ Pintura

Materiais utilizados – Papel reciclado, cartão, metal, arame, madeira, roof mate. Tintas diversas.

Objetivos - Com este trabalho pretende-se que os alunos desenvolvam a criatividade, o espírito crítico, os métodos e instrumentos de trabalho.
Pretende-se ainda que os alunos tenham uma visão polivalente de diferentes materiais, técnicas e áreas de expressão plástica que lhes sirvam de suporte para uma escolha académica e/ou profissional.
Além disso, numa perspetiva mais imediata, o objetivo é testar aprendizagens anteriormente realizadas, desenvolver novas técnicas, identificar diversos materiais, utensílios e instrumentos, desenvolver a capacidade de percepção e rigor. Foram trabalhadas obras de Artistas como:
ArGustav Klimt, Mike Esparza, René Magritte, Pablo Picasso, Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Salvador Dali, Leonid Afremov, Giorgio de Chirico, Paul Cezanne e Vladimir Kush.

 

ROTAS DO PATRIMÓNIO
da Figueira da Foz

Palestra "Dos autores da Figueira à Figueira nos autores" vai ser proferida pela professora Marta Pena, no âmbito das Jornadas "Rotas do Património da Figueira da Foz", organizadas pelo Lions Clube da Figueira da Foz, com o patrocínio do Casino Figueira, no próximo dia 23/01 pelas 22:00.

Cartaz


MOVE - 1ª Mostra de Ofertas Vocacionais de Emprego

A Escola Dr. Joaquim de Carvalho vai estar presente na 1ª Mostra de Ofertas Vocacionais de Emprego (MOVE) a apresentar a sua oferta vocacional para o ano letivo 2014/2015.
Vem conhecer a nossa oferta!

 

CONCURSO
Cartaz Jornadas Culturais 2014

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz vai, à imagem dos anos anteriores promover um concurso para a conceção do cartaz de divulgação das JORNADAS CULTURAIS a realizar em 2014.

1 - O tema das Jornadas Culturais para este ano é “Encantos da Figueira”.
2 - O trabalho escolhido será utilizado nos diversos documentos de divulgação do evento. Regulamento do Concurso

 

Vem conhecer uma escola de qualidade!
Prémio de Mérito 2014
Joaquim de Carvalho - 2 de junho (16.30h – 20.00h)

Para os alunos que vivem fora da cidade, a Escola disponibiliza transporte, a partir da escola de origem, desde que façam a sua inscrição até 27 de maio aqui. [INSCRIÇÃO]

Nota: O transporte de regresso será de responsabilidade dos E.E.

 

Presépio da Joaquim de Carvalho no CAE

O presépio, em tamanho real, elaborado pelos alunos de Artes Visuais do 12º H e do 12ºI da escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, sob orientação da Professora de Oficina de Artes, Adélia Batata, está agora em exposição no jardim central do CAE. Deste modo, a escola partilha com a comunidade uma obra de arte que representa o trabalho de qualidade que os seus alunos desenvolvem ao longo do ano. O presépio estará patente no CAE até ao dia de Reis (6 de janeiro).

 

 

Autores:

 

Alba Abranches
André Mendes
Carolina Pereira
Cristiana Mota
Daniela Guedes
David Pedrosa
Ekaterina Belyakova
Gabriel Góis
Igor Azenha
Joana Bernardes
João Brás
João Lemos
Lícia Correia
Margarida Gil
Mariana Barros
Mariana Sousa
Mariana Santos
Miguel Brás
Alisa Churylovych
Ana Teresa Lopes
Beatriz Vieira
Catarina Marques
Inês Borges
Inês Filipe
Joana Almeida
José Guilherme
José Lourenço
Liliana Carvalheiro
Marcelo Santos
Mariana Ramos
Mariana Vitória
Mariana Matos
Paula Ferreira
Rita Pereira
Sara Monteiro
Sara Jorge

 

Notícia: Dia do Diploma na "Voz da Figueira"

Dia do Diploma na Joaquim de Carvalho (Notícia)

Fotos do evento, gentilmente cedidas pelo professor Carlos Furtado.

Fotos gentilmente disponibilizadas pelo aluno Pedro Silva do 11ºJ.

 

Exames de Módulos Dezembro 2013
Cursos Profissionais

EXAMES CURSOS PROFISSIONAIS

Publica-se o calendário de exames dos Cursos Profissionais, época especial de dezembro de 2013. Para informação poderá consultar a plataforma Moodle, ou a secretaria da escola. CALENDÁRIO DE EXAMES

 

Dia do Diploma - 27 setembro

 

CONVITE

Convidamos a Comunidade Educativa a estar presente na sessão solene de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário e aos alunos dos Quadros de Valor e Excelência, no próximo dia 27 de setembro, pelas 18 horas, no Centro de Artes e Espetáculos.

 

Exames Módulos Setembro 2013 - Cursos Profissionais

EXAMES CURSOS PROFISSIONAIS

A escola informa a comunidade de que a plataforma Moodle se encontra inoperacional,
devido a um problema no servidor, do qual somos alheios, e não existe data prevista para a sua ativação. Assim, toda a informação essencial relativa aos referidos exames, se encontrará aqui. Para informação complementar, deverão contactar a escola.

CALENDÁRIO DE EXAMES

Exames Módulos Julho 2013 - Cursos Profissionais

Os alunos dos cursos profissionais podem inscrever-se, no máximo, em quatro exames. As inscrições devem ser entregues na secretaria até à data final das respetivas inscrições.

Consulta aqui a informação necessária

 

RANKING DAS ESCOLA 2013

Ontem foram publicados os rankings das escolas. É claro que estas listas valem o que valem, valorizadas por uns, criticadas por outros. No entanto, não deixam de ser uma das formas de as escolas se mostrarem e se revelarem à comunidade, ou seja, uma das formas de se tornarem visíveis. Cientes de todo o relativismo subjacente a este tipo de rankings, não podemos, no entanto, deixar de nos congratular pelos resultados obtidos: 16ª escola pública a nível nacional e 3ª a nível distrital (9º ano); 26ª escola pública a nível nacional e 2ª a nível distrital (secundário). É o trabalho de toda uma comunidade que se revela e se valoriza. Cientes também do quão difícil é manter este patamar, procuremos olhar sempre o futuro numa perspetiva de melhoria, acreditando que o amanhã ainda pode ser melhor do que o hoje. Obrigado a todos pelo empenho e dedicação! O Diretor - Carlos Santos.

Ver resultados

Jornal "Público"

Jornal "Expresso"

 

RESULTADOS DA ESCOLA - Básico - 2012/2013

 

figueira.na.palma.da.mão

 

 

07|06|2013

 

FEIRA TECNOLÓGICA - 7 de junho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ESJCFF vai realizar no próximo dia 7 de junho uma "Feira Tecnológica", dinamizada pelo grupo de Informática, constituída por um vasto leque de atividades, desde palestras, competições (Lanparty, RoboTech), workshops, demonstrações, entre outras, com o contributo dos alunos do CPIG, entidades oficiais, empresariais e institucionais convidadas. Apela-se a toda a comunidade escolar para o seu evolvimento, participação e divulgação do evento.

CARTAZ

 

PROGRAMA

 

Site Oficial (www.esjcff.pt/ft)

- Inscrições nos Workshops

- Informação detalhada

 

Exames Nacionais 2013 - Toda a informação

Divulga-se o Despacho n.º 2162-A/2013 de 5 de fevereiro de 2013, que apresenta o calendário de provas de aferição, de provas finais e de exames nacionais. Despacho 2162/22013

ORIENTAÇÕES

GUIA GERAL DE EXAMES 2013

NORMA 01/JNE/2013 (Instruções para a Inscrição nas Provas)

CONDIÇÕES ESPECIAIS (Alunos com Necessidades Educativas Especiais)

 

CALENDÁRIO

3º CICLO

SECUNDÁRIO - 1ª FASE

SECUNDÁRIO - 2ª FASE

 

ElevenJay - You Think it, We Make It!

ElevenJay - Projeto de Empreendedorismo

A escola participa num projeto no âmbito da iniciativa Construir Futuros, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego - Concursos Regionais de Empreendedorismo - apresentou no dia 4 de abril o projeto ELEVENJAY, tendo passado à fase seguinte do concurso. Irá participar no próximo dia 22 de abril, em Coimbra na Feira (I)limitada, que se realizará no CoimbraShopping!

 

 


Siga-nos no Facebook

 

VENCEDOR
Cartaz das Jornadas Culturais 2013

A aluna Raquel Lopes, do 12ºH, foi a vencedora do concurso de cartaz de divulgação das JORNADAS CULTURAIS a realizar em 2013.
- O tema das Jornadas Culturais para este ano é "Responsabilidade(s)".
- O trabalho escolhido será utilizado nos diversos documentos de divulgação do evento.

Regulamento do Concurso

CONCURSO
Cartaz das Jornadas Culturais 2013

Escola Secundária c/ 3CEB Dr. Joaquim de Carvalho vai, à imagem dos anos anteriores promover um concurso para a conceção do cartaz de divulgação das JORNADAS CULTURAIS a realizar em 2013.
- O tema das Jornadas Culturais para este ano é "Responsabilidade(s)".
- O trabalho escolhido será utilizado nos diversos documentos de divulgação do evento. [29-11-2012]

Regulamento do Concurso

CLUBE DE JORNALISMO

Primeira reunião do Clube de Jornalismo

 

DIA DO DIPLOMA
(com apresentação do "Acrobacias com Palavras")

O Diretor da escola Dr. Joaquim de Carvalho tem a honra de convidar  toda a Comunidade Escolar a estar presente na sessão solene de entrega de Diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário, no próximo dia 28 de setembro, pelas 18 horas, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, da  Escola. Nesta sessão será também  apresentada a publicação do nº 9 de Acrobacias com Palavras 2010/2011.. [26-09-2012]

Acrobacias com Palavras

 

Oficina de Multimédia - Trabalhos dos Alunos - 2012

PROJETO INTERATIVO

Últimos trabalhos realizados pelos alunos de Oficina de Multimédia, do 12ºF.

http://oficinamultimedia-qb.blogspot.pt/

 


 

[18-06-2012]

Menção Honrosa - Concurso Cr3at!ng 2012

ANIMAÇÃO "Sabor a Chocolate"

Menção Honrosa obtida na Categoria "Animação" do Concurso Cr3at!ng (2012) pela nossa escola, pela aluna Maria Beatriz Grilo Mendes, 12º G.

 

 

[26-05-2012]

Projeto “Escolas do Futuro” - Joaquim de Carvalho vencedora!

Escolas de Futuro EPIS - Concurso de Ideias
O Júri do concurso de ideias “Escolas de Futuro” deliberou que a nossa escola terá oportunidade de apresentar, enquanto vencedora, o seu projecto na Conferência “Escolas de Futuro”, a 6 de Abril, na Fundação Gulbenkian.

 

 

Com este concurso promovido pela EPIS (Empresários Pela inclusão Social), a que se candidataram 29 escolas a nível nacional, é lançado aos alunos de Portugal o desafio de imaginarem o futuro das suas escolas. Colocar os alunos no centro do debate da Educação é o objetivo desta iniciativa, que consiste na realização de trabalhos centrados na partilha da visão imaginada das escolas de futuro, respondendo à pergunta genérica: “Como será a Escola do Futuro?”.
No passado dia 19 de Março, em Lisboa, Daniel Mendes, Jessica Vicente, Miguel Alípio e Rui Liceia, alunos do 12º ano (de Ciências e Tecnologias e de Artes) da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, defenderam, acompanhados pelo Diretor da escola, Professor Carlos Santos, e supervisionados pela Professora Elisa Matos, o seu projeto, assente numa apresentação vídeo, rodado ao som de uma canção da autoria dos alunos (letra e música), “Escola do Futuro”.

 

Nele são apresentados os espaços da escola (após a requalificação) em consonância com a perspetiva pedagógica e social que determina a prática educativa deste estabelecimento de ensino.

NOTÍCIA:

http://www.epis.pt/epis/bp_22_03_2011.php

A música do grupo vencedor foi incluída como "fundo" da página principal do site EPIS. http://www.epis.pt/epis/homepage.php

Concurso - Cartaz das Jornadas Culturais - 2011/2012

Até 20 de Janeiro

A Escola Secundária com 3º Ciclo do EB Dr. Joaquim de Carvalho vai, à imagem dos anos anteriores, promover um concurso para a concepção de um cartaz de divulgação das Jornadas Culturais a realizar em 2012.
O trabalho escolhido poderá ser utilizado como cartaz e/ou capa de brochura para a divulgação das Jornadas Culturais. [14-12-2011]

- Regulamento