OFERTA FORMATIVA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO
Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).
Destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Os planos de estudo dos cursos integram:
- A componente de formação geral, comum aos quatro cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens;
- A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso;
- A disciplina de Educação Moral e Religiosa, de frequência facultativa.
A componente de formação geral é constituída pelas disciplinas de:
- Português;
- Língua Estrangeira I, II ou III (Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês);
- Filosofia;
- Educação Física.
A componente de formação específica é constituída por:
- Uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos);
- Duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), a escolher de entre o leque de opções (c) de cada curso, sendo ambas obrigatoriamente ligadas à natureza do mesmo;
- Duas disciplinas anuais (12.º ano), a escolher de entre as opções de cada curso, sendo uma disciplina obrigatoriamente do leque de opções (d), e a outra disciplina do leque de opções (d) ou do leque de opções (e).
- Opções (d) – conjunto de disciplinas diretamente ligadas à natureza do curso.
- Opções (e) – conjunto de disciplinas ligadas a diversas áreas do saber.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PROFISSIONAL
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
Para quem?
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:
- Concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
- Procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
- Não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
Qual o objetivo?
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:
- Contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
- Privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
- Preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.
O que são?
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sociocultural;
- Científica;
- Técnica.
A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.
Matriz Curricular - Curso Profissional de Informática (Sistemas)
DISCIPLINAS |
MÓDULOS/UFCD (Horas) |
TOTAL HORAS |
||
1.º ANO |
2.º ANO |
3.º ANO |
||
Português |
100 |
100 |
120 |
320 |
Área de Integração |
72 |
72 |
72 |
216 |
Inglês |
75 |
72 |
72 |
219 |
Educação Física |
48 |
48 |
44 |
140 |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
100 |
- |
- |
100 |
Física e Química |
100 |
100 |
- |
200 |
Matemática |
99 |
99 |
102 |
300 |
Linguagens de Programação |
150 |
150 |
100 |
400 |
Tecnologias Web |
50 |
150 |
100 |
300 |
Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração |
150 |
125 |
- |
275 |
Redes de comunicação de Dados |
50 |
100 |
- |
150 |
Formação em Contexto de Trabalho |
- |
240 |
460 |
700 |
TOTAL |
994 |
1256 |
1070 |
3320 |